6 de janeiro de 2011

Mapeamento de coletivos artístico-culturais em São Carlos

São Carlos, 22 de Novembro de 2010
Ref. Carta-Convite aos coletivos artístico-culturais da cidade de São Carlos (de caráter universitário e não universitário)

Caros,
Na expectativa de congregar coletivos artístico-culturais da cidade de São Carlos a partir das mais diversas ações, oriundos do registro universitário e não-universitário, o TUSP - Teatro da USP inicia um processo de mapeamento dos coletivos artístico-culturais da cidade e, conseqüentemente, de suas atividades e linhas de trabalho.
O TUSP – Teatro da USP é um órgão ligado a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, atualmente sob a direção de Celso Frateschi. O órgão tem por objetivo difundir e divulgar as artes cênicas, nas suas mais diferentes manifestações e formas de expressão, estimular a criação e o desenvolvimento de grupos teatrais universitários em todos os campi da USP e propiciar, através do teatro, a integração entre a comunidade interna e externa da universidade. Realiza, com projetos próprios e em parceria com as unidades afins, encontros, palestras, seminários, mostras, festivais e circuitos universitários. O TUSP atualmente conta com a expansão da sua equipe para os campi da USP localizados no interior do Estado de São Paulo, nas cidades de Piracicaba, Pirassununga, São Carlos, Ribeirão Preto, Lorena e Bauru. Essa atuação expandida tem como objetivo principal potencializar as ações culturais já promovidas pelo TUSP e provocar novos espaços de diálogo entre diferentes linguagens artísticas e a produção cultural dos campi do interior de São Paulo.
Assim, a partir do mês em vigor, o TUSP, representado na cidade pela orientadora de Arte Dramática Cláudia Alves Fabiano, tem interesse em conhecer e mapear as atividades artístico-culturais da cidade. Solicitamos assim a gentileza de nos auxiliarem neste caminho, repassando esta carta-convite a todos aqueles a quem a mesma possa interessar.
Nosso desejo maior é iniciar um diálogo potente e sensível com a produção cultural e artística da cidade, esteja ela dentro ou fora da Universidade, seja ela produzida na Cidade Aracy, na UFSCAR, na USP, em associações, em escolas públicas ou privadas, e que tenham prioritariamente uma intenção pública em sua ação, o que significa que as escolhas do coletivo não serão balizadas pelas necessidades do mercado, e sim pelas necessidades do cidadão, em seu legítimo direito de elaborar e fruir Arte e cultura, de forma democrática e na qualidade merecida.
Em anexo segue uma ficha que, preenchida, formará esse banco de informações culturais e artísticas da cidade sob a responsabilidade do TUSP de São Carlos. Além disso, gostaríamos muito de visitar e participar das ações desenvolvidas pelos coletivos – basta que nos avisem.
Após o preenchimento da ficha, favor enviá-la para tuspdesaocarlos@gmail.com (A/C: Cláudia Alves Fabiano).
Outras informações sobre o TUSP de São Carlos visitem a página:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/

Atenciosamente,

Cláudia Alves Fabiano
Orientadora de Arte Dramática – TUSP-PRCEU
Tel: (16) 9190-6733/(16) 3373-8015 – Centro Cultural da USP