Núcleo Tusp



Núcleo TUSP - 1º Semestre de 2016



Turma I:


Segundas, 19h30
Público - alvo: 
Integrantes e  ex-integrantes do Núcleo Tusp, interessados com ou sem  experiência em teatro, pesquisadores de temáticas correlatas, músicos, artistas das mais diversas linguagens. O trabalho contempla a presença de homens e mulheres interessados nessa investigação. A partir de 18 anos.

O que faremos?
Criação colaborativa a partir do tema “A Construção social do feminino ”  com investigações temáticas/lingüísticas acerca do tema; teremos como disparadores dramatúrgicos personagens femininas de textos de Plinio Marcos e Nelson Rodrigues, assim como "As Troianas" (Sartre) e " Antígona" (Sófocles); tensionamentos entre o  personagem dramático e o teatro épico; a música como fala; limites e tensionamentos entre o espaço público e o privado; o corpo como símbolo político; coralidades em cena. Planejamento feito em colaboração; apropriações possíveis de outras linguagens artísticas na composição teatral ; a cena dentro e fora do espaço tradicional; jogador-observador e jogador-ator; metas serão decididas em conjunto.

Início dos encontros:
29/02/16

Turma II: Expressão Corporal e Jogos Teatrais para a terceira idade


terças, 10– 11h30
Público - alvo:
Exclusivo para a terceira idade

O que faremos?: O trabalho não contempla montagem teatral. Serão utilizados jogos teatrais para uma ampliação das possibilidades corporais e expressivas do participante, de forma individual e coletiva. 

Início dos encontros:
01/03/16

Núcleo TUSP - 2º Semestre de 2015

Demonstração de processo teatral: "Nós: Ninguém e os outros"


Limitado a 40 lugares


Demonstração de processo teatral do 
NÚCLEO TUSP DE SÃO CARLOS - 2015

"Nós: Ninguém e os outros"

Que integra o projeto:

À Margem – Discurso poético sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos

Release:
O que é o projeto “À Margem – Discurso poético sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos, que resultou em cenas que denominamos:
"Nós: Ninguém e os outros"

É uma Criação colaborativa que começou livremente inspirada no texto “Homens de Papel” de Plínio Marcos com investigações temáticas/lingüísticas acerca da realidade dos moradores de rua na cidade de São Carlos; alguns eixo de estudo importantes foram: o dentro e o fora da Universidade; tensionamentos entre o personagem dramático e o teatro épico; ética e estética da miséria; o subemprego e a submoradia na cidade; a música como fala; limites e tensionamentos entre o espaço público e o privado; o corpo como símbolo político e coralidades em cena.

O projeto atravessou algumas etapas, entre elas leituras públicas, atividades teatrais semanais, apreciação de espetáculos, leituras dirigidas, observação das ruas da cidade de São Carlos e uma visita ao albergue/casa de passagem da cidade. O projeto é antes de tudo organização de perguntas “Quem são as pessoas que moram nas ruas de São Carlos?” ; “quem são as pessoas que moram nas ruas das cidades?”; “De que forma essa realidade nos toca, nos atravessa?”. A resultante deste projeto não é um espetáculo teatral, é uma sequência de pequenas cenas-pergunta sobre o que descobrimos antes de tudo sobre “nós” mesmos e não sobre “eles”. A impressão que temos é que essa trajetória nos trouxe para a nossa própria realidade, nós, que estamos ligados de um jeito ou outro as universidades, que mais ou menos sobre privilegiados socialmente. Então, não queremos oferecer respostas ou “dar lição de moral!”, queremos, antes de tudo, lançar mais e mais perguntas, também pra nós, que pouco ou nada sabemos como agir diante de tudo isso.


O que é o Núcleo Tusp?
Os Núcleo Tusp ou Núcleos de experiência e apreciação teatral objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade, a partir de estudos práticos e teóricos, que inclui outras experiências estéticas, tais como saraus, apartes da vez, workshops de aprofundamento, apreciação de espetáculos e intervenções urbanas. Acontece na cidade de São Carlos desde meados de 2010 de forma contínua, com encontros semanais no Centro Cultural da USP, as segundas, 19h30, sob a coordenação de Claudia Alves Fabiano, Doutoranda em Artes pela ECA-USP e orientadora de arte dramática do Tusp. Os participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos. Atualmente o Núcleo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e da UFSCAR, profissionais liberais, jovens do ensino médio e de cursinhos, professores, funcionários públicos. O nosso trabalho é gratuito e está aberto a todos os moradores da cidade de São Carlos.

Ficha técnica:
Atuação:
Alessandra Gama, Alessandra Vitti, Alessandro Batista, Bruno Moreno, Caio Mello, Caroline Pereira, Eliane Bertuzzi, Flávio Pontes,Jessica Barbosa, Juliana Menegussi, Lea Veras, Licia Mangiavacchi, Marcelo Montanher, Patrícia Zani, Rafael Martins, Regina Mattazio e Vicente Mattos
Coordenação geral: Cláudia Alves Fabiano

Apoio técnico: Flávio Pontes e Vicente Mattos - Bolsistas do Programa Aprender com Cultura e extensão

Projeções: Flávio Pontes e Vicente Mattos
Concepção cenográfica: Alessandra Vitti
Colaboração musical: Marcelo Montanher e Vicente Mattos
Produção: Núcleo Tusp de São Carlos



Agradecimentos: A Alex Linares, a todos os parceiros, apoiadores, espectadores do Tusp, especialmente aos ex integrantes do Núcleo Tusp que de uma forma ou outra tornam essa experiência cada vez mais recheada de história.

Recomendação etária: livre

Estamos no face:

https://www.facebook.com/tuspdesaocarlos/

Realização:
TUSP - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

apoio:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP São Carlos

Atividade Gratuita
Lugares Limitados


Núcleo TUSP: Segundas-feiras, das 19:30 - 23:00h

Endereço: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, Centro Cultural da USP


Atividades:

05/10 - Leitura de todos os diários de bordo/Criação de estrutura da cena a partir das cenas “relembradas”/Jogos corais a partir do texto – Homens de Papel
19/10 - Apresentação do material feito em casa / /leitura na íntegra do texto: Homens de Papel/experiências na rua/experiências visuais (figurino/cena) com auxílio de Alessandra Vitti.
26/10 - Visita monitorada ao albergue (auxílio Juliana Menegussi). Re-estruturação das cenas/criação de roteiro
09/11 - Ensaio da estrutura inicial (roteiro de cena)
16/11 - Ensaio da estrutura final (até meia-noite, provavelmente)
23/11 - Encerramento com demonstração de processo: À margem: discurso poético sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos Abertura: Mesa de debates sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos (CREAS-POR) Festinha e conversa final de avaliação


Núcleo TUSP - 1º Semestre de 2015

As atividades do TUSP para este semestre de 2015 serão do dia 16/03 a 06/07.

Núcleo TUSP (Turma I): Segundas-feiras, das 19:30 - 22:00 hs

Endereço: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465


Núcleo TUSP - 2º semestre de 2014

Depois desse recesso, ficamos felizes em anunciar a retomada das atividades do TUSP para este segundo semestre de 2014. As inscrições vão até 01/10. Nos seguintes horários:

Núcleo TUSP: Quartas-feiras, das 19:30 - 22:00 hs

Núcleo TUSP  (Teatro do Oprimido) : Quintas-feiras, 12:30 hs - 13:45 hs

Endereço: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465


Ciclo XII de Leituras Públicas - Lisístrata (Aristófanes - 411 a.C.)



Ciclo XII de Leituras Públicas - Lisístrata (Aristófanes - 411 a.C.)


Núcleo TUSP retomando as atividades!


O Núcleo TUSP inicia suas atividades em 2014. Meditamos, refletimos sobre as atividades para 2014 e relembramos os bons momentos de 2013. Em breve, teremos o calendário para todo o ano. Aguardem novidades!





Núcleo TUSP para funcionários da USP

Este ano, estamos propondo abrir uma turma exclusivamente para Funcionários da USP. Esta turma terá como foco de trabalho o Teatro do Oprimido, metodologia desenvolvida por Augusto Boal, além de outras experiências estéticas. Todos aqueles que estiverem interessados, ainda há tempo de se inscrever! Estaremos recebendo inscrições por email até o dia 20 de fevereiro. Basta mandar uma mensagem com o assunto "Núcleo TUSP 2014 - funcionários USP", contendo Nome completo, Ocupação, idade, disponibilidade, email e telefone para contato.

Aguardamos suas inscrições!




Ficamos muito felizes por tantas pessoas terem manifestado interesse em participar do Núcleo TUSP de teatro no ano de 2014! 
Pedimos a todos que se inscreveram que compareçam HOJE, dia 19/02, quarta-feira, no Centro Cultural da USP (acesso pela Av. Carlos Botelho, entre as ruas Riachuelo e Visc. de Inhaúma), às 20h para uma apresentação do que é o TUSP e o Núcleo de Teatro e para acertos gerais do cronograma do semestre.

Esperamos vocês!

Segue a lista de pessoas inscritas até o momento:

Alan Bruno Sucena Bonifácio
Aleandro Rogério Evaristo
Ana Cristina C de Campos
Ana Julia Bizão de Lima
Ana Maria da Costa Greff
Anderson das Neves Moreira
Arthur Silva Da Ros
Brunna Maria Tiecher 
Camilo Arturo Suárez Ballesteros
Carina Marrara Benjamim
Carla Mariana da Costa
Cassiana Fulgoni Cambuhy Lara 
Cristian Ferreira Justino
Daniel Desiderio
Danielly Ferreira Alves
Débora Camargo
Denise Aparecida Passarelli
Diego Henrique Martucci
Elaine Dantas
Eliane Abreu Silva Bertuzzi
Emanuelle Kopanyshyn
Felipe soares Porto
Fellipe Brigatto Moreira
Flavia Moraes Marcondes 
Gabriel da Costa Meyer
Gabriela dos Santos Goes
Gabriela Van Der Zwaan Broekman Castro
Glauciema Brehmer Machado
Guilherme Rezende Machado
Gustavo Alves Reche
Hauanni Pastini Paula Leite
Homero Sena
Jacqueline Falcheti
Janaina Maldonado
João Roberto Casimiro Machado
Jorge Haisler 
José Luis Machado Paris
Josenil Pereira da Cunha
Karla C S Barros
Larissa Cardoso Zimmermann
Larissa Carvalho de Amorim
Leonardo Torres Mathias Fajardo
Letícia Verdicchio
Ligia Antonelli
Liuri Loami Ruyz Jorge
Lucas Serra de Assis
Lucy Oliveira
Maria Angélica Chioda
Maria Aparecida Pereira de Sá
Marko Antônio Dallabrida
Mateus Roque
Mayara de Andrade Barreto
Meire de Fátima Silva Vieira
Murillo Guedes Manalischi
Paula Fernanda de Andrade Leite
Paulo Henrique Cinta
Paulo Henrique dos Santos
Priscila Camara
Rafael dos Santos Marques
Raphael Jutkoski
Rosanna Maria Araújo Andrade Silva
Samuel Roosevelt Campos dos Reis
Talita Menassi Meneses
Tamara Alves de Melo
Vanessa Florêncio de Oliveira












O TUSP- Teatro da Usp tem a honra de convidá-lo para o

III  e IV ENSAIOS ABERTOS
do
NÚCLEO TUSP DE SÃO CARLOS

Com o projeto:

DA MORTE À UTOPIA – Parte 1
(uma criação coletiva – do jogo ao texto)

Ensaio aberto III
Data:27/11/13
Local: Teatro de Bolso da UFSCAR
Horário: 21h
Atividade Gratuita

Ensaio aberto IV
Data: 04/12/13
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano - ICMC
Campus I da USP
horário:21h


Atuação:
Adam Henrique,Alessandro Batista,Ana Paula Neves,Andrielly Bonfim,Daniel mazak,Faimison Porto, Guilherme de carli,Guilherme "Pintado”,Lidiane Cavalcante,Ligia Maria Teixeira,Luke Marques,Marco Donizete (Madeira),Maria Luisa Rodriguez,Mylene Corcci,Ricardo Boffa,Raiza hanada,Sara Bononi,Tarlei Santos,Thiago Martinelli “feliz”,Thiago Rubio e Glaucia Dias.

Direção: Cláudia Alves Fabiano
Assistência de direção: Otacílio Alacran
Assistente técnico/operador de multimídia: Vitor Yudi - Bolsista do Programa Aprender com Cultura e extensão
Apoio técnico: Thiago Rubio - Bolsista do Programa Aprender com Cultura e extensão
Assistência de produção: Marco Donizete
Video de abertura: Fausto Kutka
Video de encerramento: Rodrigo Bianchi



O que é o Núcleo Tusp?
Os Núcleo Tusp ou Núcleos de experiência e apreciação teatral objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade, a partir de estudos práticos e teóricos, que inclui outras experiências estéticas, tais como saraus, apartes da vez, workshops de aprofundamento, apreciação de espetáculos e intervenções urbanas. Acontece na cidade de São Carlos desde meados de 2010 de forma contínua, com encontros semanais no Centro Cultural da USP, as quartas, 19h30, sob a coordenação de Claudia Alves Fabiano, Mestre em Artes pela ECA-USP e orientadora de arte dramática do Tusp. Os participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos. Atualmente o Núcleo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e da UFSCAR, profissionais liberais, jovens do ensino médio e de cursinhos, professores, funcionários públicos. O nosso trabalho é gratuito e está aberto a todos os moradores da cidade de São Carlos.

O que é o projeto “Da morte à Utopia” ?
De agosto/2013 a junho/2014 desenvolveremos o projeto " Da Morte a Utopia" .O projeto já atravessou diversas etapas, entre saraus, jornadas, leituras e intervenções urbanas. O projeto da morte à utopia é antes de tudo um mote para a criação de um espetáculo, denominamos esta experiência de projeto porque, além de contemplar a própria estrutura cênica, ou seja, a construção coletiva de um espetáculo, inclui atividades também no campo da apreciação e do estudo teatral, de forma a adensar o discurso da cena. Nesse sentido, o projeto prevê momentos de compartilhamento público do discurso estético que está sendo criado, por este motivo realizaremos o II ensaio aberto do ano.
Neste semestre contamos com a parceria do ator Otacilio Alacran, funcionário do teatro da USP na cidade de São Paulo, que fez parte do antigo Grupo Tusp. Otacilio neste projeto exerce a fundamental função de assistente de direção, compartilhando com os integrantes procedimentos específicos do campo da atuação e colabora efetivamente na construção cênica. Mas, ao longo dos últimos dois anos o agente cultural contribuiu em outros projetos desenvolvidos pelo Tusp na cidade, tais como o Programa Tusp de Leituras Públicas e o Circuito Tusp. O projeto será apresentado em forma de espetáculo (partes I e II) em junho/2014 dentro da III Jornada de Teatro Universitário que ocorrerá em São Carlos.


Release:
O Núcleo Tusp de São Carlos neste III ensaio aberto, objetiva compartilhar com os espectadores a primeira etapa de criação do futuro espetáculo “Da morte a utopia”, que teve como inspiração/provocação cênica inicial os textos a “Revolução na América do Sul” de Augusto Boal e “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, cartas de amor de moradores da cidade, depoimentos pessoais dos integrantes do núcleo e frases de muros da cidade de São Carlos. Todo o material citado nos forneceu forma/conteúdo para a criação artística: a movimentação das pessoas pelo território, o enfrentamento das diferenças culturais dentro e fora da universidade,o entendimento das novas formas de organização das pessoas,as suas lutas,o modo como as relações afetivas se dão; a expectativa pela mudança das estruturas de poder e os fracassos embutidos nesse desejo; as formas de poder nas relações estudantis; o modo como a mídia retrata a universidade. Assim, criamos um material que parte do jogo teatral para chegar à cena. Trata-se de compartilhar com a comunidade são-carlense um trabalho em processo de criação.

Agradecimentos: a todos os parceiros, apoiadores, espectadores do Tusp, especialmente aos ex integrantes do Núcleo Tusp que cederam as suas imagens; todos que contribuíram no processo enviando-nos cartas de amor, especialmente a Gabriela Muniz, que escreveu a carta eleita pelo grupo.

Recomendação etária: 16 anos (por conter cena de nudez)
(Informamos que segundo Art. 19. Cabe aos pais ou responsáveis autorizar o acesso de suas crianças e/ou
adolescentes a diversão ou espetáculo cuja classificação indicativa seja superior a faixa
etária destes, porém inferior a 18 (dezoito) anos, desde que acompanhadas por eles ou terceiros expressamente autorizados.


Realização:
TUSP - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

apoio:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Coordenadoria de Artes e Cultura de São Carlos
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
DAC da UFSCAR
ICMC






TUSP- Teatro da Usp, órgão da  Pró-Reitoria de Cultura e extensão

tem a honra de convidá-lo para o

II ENSAIO ABERTO

do

NÚCLEO TUSP DE SÃO CARLOS

Com o projeto:

DA MORTE À UTOPIA – Parte 1
(uma criação coletiva – do jogo ao texto)

Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735
Horário: 20 h
Atividade Gratuita

Atuação:Adam Henrique,Alessandro Batista,Ana Paula Neves,Andrielly Bonfim,Daniel mazak,Faimison Porto, Guilherme de carli,Guilherme "Pintado”,Lidiane Cavalcante,Ligia Maria Teixeira,Luke Marques,Marco Donizete (Madeira),Maria Luisa Rodriguez,Mylene Corcci,Ricardo Boffa,Raiza hanada,Sara Bononi,Tarlei Santos, Thiago Martinelli “feliz”,Thiago Rubio e Glaucia Dias.
Direção: Cláudia Alves Fabiano
Assistência de direção: Otacílio Alacran
Assistente técnico/operador de multimídia: Vitor Yudi - Bolsista do Programa Aprender com Cultura e extensão
Apoio técnico: Thiago Rubio  - Bolsista do Programa Aprender com Cultura e extensão
Assistência de produção: Marco Donizete 
Video de abertura: Fausto  Kutka
Video de encerramento: Rodrigo  Bianchi
Projeto de Luz e operação: Francisco Peres
O que é o projeto “Da morte à Utopia” ?
De agosto/2013 a junho/2014 desenvolveremos o projeto " Da Morte a Utopia".O projeto teve início há dois anos na cidade de São Carlos e já atravessou diversas etapas, entre saraus, jornadas, leituras e intervenções urbanas. O projeto da morte à utopia é antes de tudo um mote para a criação de um espetáculo, denominamos esta experiência de projeto porque, além de contemplar a própria estrutura cênica, ou seja, a construção coletiva de um espetáculo, inclui atividades também no campo da apreciação e do estudo teatral, de forma a adensar o discurso da cena. Nesse sentido, o projeto prevê momentos de compartilhamento público do discurso estético que está sendo criado, por este motivo realizaremos o II ensaio aberto do ano.
Neste semestre contamos com a parceria do ator Otacilio Alacran, funcionário do teatro da USP na cidade de São Paulo, que fez parte do antigo Grupo Tusp. Otacilio  neste projeto  exerce a fundamental função de assistente de direção, compartilhando com os integrantes procedimentos específicos do campo da atuação e colabora efetivamente  na construção cênica. Mas, ao longo dos últimos dois anos o agente cultural contribuiu  em outros projetos desenvolvidos pelo Tusp na cidade, tais como o Programa Tusp de Leituras Públicas e o Circuito Tusp. O projeto será apresentado em forma de espetáculo (partes I e II) em junho/2014 dentro da III Jornada de Teatro Universitário que ocorrerá em São Carlos.  


Release:
 Núcleo Tusp de São Carlos  neste II ensaio aberto, objetiva compartilhar com os espectadores a primeira etapa de criação do futuro espetáculo “Da morte a utopia”, que teve como  inspiração/provocação cênica  inicial os textos a  “Revolução na América do Sul” de Augusto Boal e “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, cartas de amor de moradores da cidade, depoimentos pessoais dos integrantes do núcleo e frases de muros da cidade de São Carlos. Todo o material citado nos  forneceu forma/conteúdo para a criação artística: a movimentação das pessoas pelo território, o enfrentamento das diferenças culturais dentro e fora da universidade,o entendimento das novas formas de organização das pessoas,as suas lutas,o modo como as relações afetivas se dão; a expectativa pela mudança das estruturas de poder e os fracassos embutidos nesse desejo; as formas de poder nas relações estudantis; o modo como a mídia retrata a universidade. Assim, criamos um material que parte do jogo teatral para chegar à cena. Trata-se de compartilhar com a comunidade são-carlense um trabalho em processo de criação.


  Agradecimentos: a todos os parceiros, apoiadores, espectadores do Tusp, especialmente aos ex integrantes do Núcleo Tusp que cederam as suas imagens; todos que contribuíram no processo enviando-nos cartas de amor, especialmente a Gabriela Muniz, que escreveu a carta eleita pelo grupo.



Recomendação etária: 16 anos





Para outras informações acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/
Estamos no face: Tusp de Sanca

Realização:
TUSP - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

apoio:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Coordenadoria de Artes e Cultura de São Carlos
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos








Os núcleos Tusp objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade. Convidamos ao núcleo pessoas interessadas e/ou praticantes também de outras linguagens, além do teatro, como audiovisual, música, literatura, dança, etc..como forma de fazer um trabalho transdisciplinar.




O  que é o Núcleo de Teatro do Tusp?



Aulas  semanais de teatro para a  comunidade USP (estudantes, funcionários e  docentes da USP) e comunidade externa (a partir de 18 anos), tratando de  aspectos práticos e teóricos do fazer teatral.

Os  Núcleos Tusp objetivam propiciar uma experiência artística que reflita a  condição humana nos tempos atuais a partir da criação de um espetáculo. Queremos  congregar pessoas de diferentes idades, regiões da cidade e  interesses.

Adoraríamos também receber  interessados em outras linguagens, tais  como cinema, dança, música, artes  visuais, literatura, para fazermos um trabalho multi-linguagens.








Clique no link do Diário Abaixo


  Diário de Bordo 



Tusp Convida: Aulas de teatro gratuitas no Centro Cultural . 



O TUSP TEM O PRAZER DE CONVIDÁ-LO PARA INGRESSAR NO  
"NÚCLEO TUSP DE  TEATRO"


Cronograma - 2º  semestre de 2013

Agosto

Ensaios dias  7 ,14 ,21 / 08  


Setembro

Ensaios dias  04 e 11 / 09 

18 / 09 - ensaio aberto


Outubro

Ensaios dias 2 ,9 ,16, 23 /10  

21 e 28 / 10 ensaios extras

30 /10 ensaio aberto 
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.
Rua Sete de Setembro, 1735 - São Carlos/SP


Novembro

27 /11 ensaio aberto
Local: Teatro de Bolso, Departamento de Artes e Comunicação - UFSCAr.
Rodovia Washington Luis, Km 235 

Dezembro


04 /12 ensaio aberto
Local:Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.
Av.Trabalhador São Carlense, 400 - Campus I da USP -ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação


Local: Centro Cultural da  USP de São Carlos 
Av. Dr Carlos Botelho, 1465
( ao lado do  observatório no campus I)
    




Inscrições pelo e-mail  tuspdesaocarlos@gmail.com ou diretamente com o  orientador no horário das aulas: 

Atividade  gratuita

Venha com roupas  confortáveis!!