PROGRAMA TUSP DE LEITURAS PÚBLICAS
XV CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2016-01:
30.05 |A mais-valia vai acabar, seu Edgar
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 1º ATO
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 2º ATO
A mais-valia, fundamento do modo de produção capitalista, é o tema da peça A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha). Com diálogos em versos rimados, a peça mostra a briga do Proletariado contra a exploração econômica dos Capitalistas. A encenação de estreia, pelo Teatro de Arena em 1960, dirigida por Chico de Assis, contava com uma colagem de filmes exibidos ao fundo do palco, selecionados e montados pelo cineasta Leon Hirszman.
A I Feira Paulista de Opinião foi organizada a partir de uma pergunta feita aos envolvidos: “O que pensa você do Brasil de hoje?”
O primeiro ato da Feira contou com colaborações de Edu Lobo (“Tema”), Caetano Veloso (“Enquanto seu Lobo não vem”), Lauro César Muniz (“O Líder”), Bráulio Pedroso (“É tua a história contada”), Ary Toledo (“ME E. U.U. Brasil Brasileiro”) e Gianfrancesco Guarnieri (“Animália”)
O segundo ato
da Feira contou com colaborações de Jorge Andrade (“A receita”), Sérgio
Ricardo (“Espiral”), Plínio Marcos (“Verde que te quero verde”), Gilberto
Gil (“Miserere”) e Augusto Boal (“A lua muito pequena e a caminhada perigosa”)
XIV CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2015-02:
Harold Pinter
31.08 | O Quarto
28.09 | Feliz Aniversário
26.10 | O Amante (atividade cancelada)
XIII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2015-01:
PEÇAS CURTAS DE TENESSEE WILIAMS
ABRIL
27/04 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
A Dama da Loção Antipiolho (1941)
Sobre o texto: A Dama da Loção Antipiolho de Tennessee Williams retrata o universo de pessoas que vivem de aluguel em um bairro pobre francês de Nova Orleans. As personagens, para sobreviverem e suportarem este ambiente, criam um “mundo de ficção” a base de mentiras, promessas e tapeações.
Porque você fuma tanto, Lily? (1935)
Sobre o texto: Ambientada em um apartamento moderno, tendo como personagens uma família de alta classe, essa é mais uma peça de Tennessee Williams ambientada em meio à crise financeira dos EUA da década de 30. Nela é retratado um conflito materno, em que a mãe tenta enquadrar a filha na “função de mulher ideal” para a sociedade, com resistência da última.
MAIO
25/05 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Estas São as Escadas que Você Tem que Vigiar (1941)
Sobre o texto: Carl, lanterninha veterano de cinema, apresenta ao recém-contratado, que o substituirá em suas férias, as suas atribuições, instruindo-o a não deixar consumidores subirem nas escadas. No entanto, os clientes são obcecados por isso, incluindo o sedutor Gladys.
Esta Propriedade está condenada (1946)
Sobre o texto: Duas crianças se encontram nos trilhos de trem, onde compartilham fatos cruéis com a ambígua relação entre brincar de inventar histórias e relatar atos abomináveis como se estivessem em um jogo de verdades e mentiras.
JUNHO
29/06 - 19h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Verão no Lago (1937)
Sobre o texto: O texto Verão no Lago retrata uma família que vivencia a separação dos pais em um momento de decadência financeira. A ação se passa em uma tarde, onde, em poucas páginas, Tennessee Williams constrói um poderoso perfil psicológico das personagens.
O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço (1946)
Sobre o texto: Escrita em 1946, gira em torno de um vendedor de sapatos de Mississippi chamado Charlie Colton “cujo tempo já passou e que pateticamente ecoa a si mesmo”; Williams desenha aspectos de seu pai, um caixeiro-viajante, em seu retrato de Colton.
XII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
A MULTIDÃO PROTAGONISTA
29 - "Lisístrata" de Aristófanes (411 a. C.) - 19:30
Local | Espaço Gaveta - Centro Experimental de Artes
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão
XI CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
BRECHT CONTRA A PÁTRIA
Ambientada na Alemanha nazista, a peça traz episódios curtos de histórias que retratam a brutalidade do homem nazista, o medo da traição, a desconfiança da própria família, o embate com adversários, a Juventude Hitlerista, os campos de concentração, o Serviço de Inverno e a possibilidade da guerra.
X CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2013: REALIDADES INCENDIÁRIAS II
O programa Tusp de Leituras públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas pelos espectadores presentes, artistas em formação e convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos, indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador, que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.
Teatro e Sociedade do Brasil nos Anos de 1960
O
XV Ciclo tem como tema “Teatro e Sociedade do Brasil nos Anos de 1960” , contando com textos de
Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade,
Plínio Marcos, Nelson Xavier, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho, dentre
outros.
A abertura do ciclo será feita em
São Paulo com o professor Sérgio de Carvalho, que
realizará uma apresentação das obras em seu contexto histórico e sociocultural.
A temática do ciclo foi justamente sugerida em decorrência da temporada de sua
companhia, a Cia. do Latão, a partir de maio no TUSP de São Paulo.
Cronograma das leituras:
30.05 |A mais-valia vai acabar, seu Edgar
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 1º ATO
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 2º ATO
Serviço
Onde| Centro Cultural da USP São Carlos
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Quando| As segundas-feiras – 19h30
Coordenação| Daniel Mazak e Bruno Bassi
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Quando| As segundas-feiras – 19h30
Coordenação| Daniel Mazak e Bruno Bassi
Sobre os textos:
A mais-valia vai acabar,
seu Edgar
A mais-valia, fundamento do modo de produção capitalista, é o tema da peça A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha). Com diálogos em versos rimados, a peça mostra a briga do Proletariado contra a exploração econômica dos Capitalistas. A encenação de estreia, pelo Teatro de Arena em 1960, dirigida por Chico de Assis, contava com uma colagem de filmes exibidos ao fundo do palco, selecionados e montados pelo cineasta Leon Hirszman.
I Feira Paulista de Opinião –
1º ATO
A I Feira Paulista de Opinião foi organizada a partir de uma pergunta feita aos envolvidos: “O que pensa você do Brasil de hoje?”
O primeiro ato da Feira contou com colaborações de Edu Lobo (“Tema”), Caetano Veloso (“Enquanto seu Lobo não vem”), Lauro César Muniz (“O Líder”), Bráulio Pedroso (“É tua a história contada”), Ary Toledo (“ME E. U.U. Brasil Brasileiro”) e Gianfrancesco Guarnieri (“Animália”)
I Feira Paulista de Opinião – 2º ATO
Harold Pinter
O Teatro da USP inicia em São Carlos a partir de 31 de agosto o XIV Ciclo de Leituras Públicas.
Este XIV Ciclo terá como tema a obra de Harold Pinter, um dos mais importantes autores do século XX, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Pinter é um dos maiores representantes do chamado “Teatro do Absurdo”, juntamente à Beckett e Ionesco. Em sua obra a solidão e a angústia existencial são temas recorrentes, explodindo a referência realista na construção de uma estética própria.
O Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo semestral, a leitura de peças teatrais selecionadas a partir da obra de um autor ou tema específico e é realizada pelo público presente em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP. A ação integra, há algumas edições, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, não se limitando, entretanto, a este público.
Cronograma das leituras:
31.08 | O Quarto
28.09 | Feliz Aniversário
26.10 | O Amante (atividade cancelada)
Serviço
Onde | Centro Cultural da USP São Carlos
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Quando | Todas última segunda-feira do mês – 19h30
Sobre os textos:
Feliz Aniversário
Harold Pinter, em sua segunda peça, foca a ação em torno de um músico aposentado que vive em uma pensão litorânea. Aparentemente, este esconde algum evento não especificado de seu passado que o forçou ao exílio. Como medida de segurança, ele mantém uma metódica ordem em sua rotina como medida de segurança para manter seu isolamento.
O Amante
Na peça, Sarah e Richard são casados há 10 anos, porém, ainda preferem manter uma imagem irreal e um clima de disputa de um para com o outro. Eles acreditam que estão mantendo a vitalidade da relação e a renovação do prazer e afastam a rotina e o tédio do dia a dia.
O Quarto
O Quarto é a primeira peça de Pinter, escrita e produzida pela primeira vez em 1957. Considerada pelos críticos o exemplo mais antigo “comédia de ameaça” com diálogos que são comicamente familiares e perturbadoramente desconhecidos. A tensão é intensificada pela justaposição de segurança versus insegurança. O quarto em si é seguro internamente, mas fora, além de suas paredes aparentemente sólidas, os espreita desconhecidos, um vazio a ser temido.
XIII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2015-01:
PEÇAS CURTAS DE TENESSEE WILIAMS
O TUSP inicia em São Carlos, a partir de 27 de abril, o XIII Ciclo de Leituras Públicas. O evento, de ação continuada, enfoca quatorze peças e ocorre gratuitamente nas cidades de Piracicaba, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo.
No XIII Ciclo, Tennessee Williams em um Ato, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas de Tennessee Williams, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão – seja ela sexual, racial ou social – é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.
Serviço
Onde| Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Telefone| 16 3373-8015
Quando| 27/04 - A dama da loção antipiolho / Porque você fuma tanto, Lily?
25/05 - Estas são as escadas que você tem que vigiar / Esta propriedade está condenada
29/06 - Verão no Lago / O último dos meus relógios de ouro maciço
Horário| 19:30h
ABRIL
27/04 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
A Dama da Loção Antipiolho (1941)
Sobre o texto: A Dama da Loção Antipiolho de Tennessee Williams retrata o universo de pessoas que vivem de aluguel em um bairro pobre francês de Nova Orleans. As personagens, para sobreviverem e suportarem este ambiente, criam um “mundo de ficção” a base de mentiras, promessas e tapeações.
Porque você fuma tanto, Lily? (1935)
Sobre o texto: Ambientada em um apartamento moderno, tendo como personagens uma família de alta classe, essa é mais uma peça de Tennessee Williams ambientada em meio à crise financeira dos EUA da década de 30. Nela é retratado um conflito materno, em que a mãe tenta enquadrar a filha na “função de mulher ideal” para a sociedade, com resistência da última.
MAIO
25/05 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Sobre o texto: Carl, lanterninha veterano de cinema, apresenta ao recém-contratado, que o substituirá em suas férias, as suas atribuições, instruindo-o a não deixar consumidores subirem nas escadas. No entanto, os clientes são obcecados por isso, incluindo o sedutor Gladys.
Esta Propriedade está condenada (1946)
Sobre o texto: Duas crianças se encontram nos trilhos de trem, onde compartilham fatos cruéis com a ambígua relação entre brincar de inventar histórias e relatar atos abomináveis como se estivessem em um jogo de verdades e mentiras.
JUNHO
29/06 - 19h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Sobre o texto: O texto Verão no Lago retrata uma família que vivencia a separação dos pais em um momento de decadência financeira. A ação se passa em uma tarde, onde, em poucas páginas, Tennessee Williams constrói um poderoso perfil psicológico das personagens.
O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço (1946)
Sobre o texto: Escrita em 1946, gira em torno de um vendedor de sapatos de Mississippi chamado Charlie Colton “cujo tempo já passou e que pateticamente ecoa a si mesmo”; Williams desenha aspectos de seu pai, um caixeiro-viajante, em seu retrato de Colton.
XII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
A MULTIDÃO PROTAGONISTA
Neste XII ciclo “A MULTIDÃO PROTAGONISTA”
o TUSP selecionou textos que denunciam situações de opressão onde a
luta de classes ganha corpo coletivamente ou quando o indivíduo decide
tomar as rédeas de seu destino. Personificado por um grupo ou por uma
única figura que representa o lado mais fraco da corda, o protagonista
destes textos traz a tona a desigualdade, a revolta e a necessidade de
transformação.
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claúdia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira a programação para o segundo semestre de 2014:
Confira a programação para o segundo semestre de 2014:
NOVEMBRO
26 - "Quando as máquinas param" de Plínio Marcos (1972) - 19:30
Local | Espaço Gaveta - Centro Experimental de Artes
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão
Sobre o texto. A peça conta a
história de Zé, operário, e Nina, costureira. Um casal como qualquer
outro: casaram, alugaram uma casa, planejam a chegada dos filhos. Até
que Zé perde o emprego e a situação os coloca na luta diária contra
todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e o
objetivo do seu amor.
OUTUBRO
29 - "Lisístrata" de Aristófanes (411 a. C.) - 19:30
Local | Espaço Gaveta - Centro Experimental de Artes
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão
Sobre o texto. A peça de Aristófanes
foi escrita durante a Guerra do Peloponeso, num contexto em que, com o
rompimento dos exércitos de Atenas e Esparta, a Grécia estava vulnerável
ao ataque dos Persas. A peça trata do levante das mulheres gregas
contra a guerra quando, organizadas por Lisístrata, decidem instituir
uma greve de sexo até que seus maridos parem a luta e estabeleçam a paz.
XI CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
BRECHT CONTRA A PÁTRIA
Neste XI ciclo “BRECHT CONTRA A PÁTRIA” o TUSP abordará peças do autor alemão Bertolt Brecht que investigam, sob a ótica estético-política, modos de resistência à chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista.
Além das leituras o TUSP também realizará uma experiência prático-teórica com a atriz e diretora argentina Laura Brauer. A diretora, que pesquisou as técnicas do ator de Bertolt Brecht na Academia de Arte de Berlim, realizará debates ou atividades práticas na abertura dos ciclos ou durante a programação, conforme critérios definidos por cada campi.
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Cláudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira a programação para o primeiro semestre de 2014:
Junho:
18 - Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38) - 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
Entrada pela Av. Dr. Carlos Botelho - Campus I da USP
Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38)
Maio:
07 - Experiência prático-teórica com Laura Brauer a partir da peça A Exceção e a Regra (1929-30) - 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
Entrada pela Av. Dr. Carlos Botelho - Campus I da USP
A Exceção e a Regra (1929-30)
Em uma viagem pelo deserto, a hierarquia entre as pessoas é posta no limite ante as dificuldades naturais. Após acontecimentos conflituosos e mesmo acidentais, um julgamento ocorre no qual a justiça é problematizada e se torna regra. A surpresa consiste em identificar as exceções às regras.
28 - Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735, São Carlos/SP
Telefone: (16)3371.4339
Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30)
São duas peças conjuntas e praticamente iguais, estruturadas em torno de uma expedição nas montanhas guiada por um professor, sem lugar ou tempo definidos. Um aluno, cuja mãe está doente, também adoece durante a viagem. O costume dita que os demais expedicionários devem lançá-lo no vale. Apenas o final das peças muda: o rapaz é lançado no vale ou se instituirá um novo costume?
Abril:
30 - A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo / O Voo Sobre o Oceano (1928-29) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735, São Carlos/SP
Telefone: (16)3371.4339
O Voo Sobre o Oceano (1928-29)
Baseado no voo de Lindbergh, trata-se de um ensaio sobre o progresso de um homem (de nome omitido) louvando a vitórias, as construções de máquinas, a técnica e a glória dos feitos históricos. Adversários manifestam a intenção de derrotar o aviador por conta de seu atrevimento, mas o objetivo do homem de vencer os medos primitivos fala mais alto.
Baseado no voo de Lindbergh, trata-se de um ensaio sobre o progresso de um homem (de nome omitido) louvando a vitórias, as construções de máquinas, a técnica e a glória dos feitos históricos. Adversários manifestam a intenção de derrotar o aviador por conta de seu atrevimento, mas o objetivo do homem de vencer os medos primitivos fala mais alto.
A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo (1928-29)
Quando uma aeronave é avariada, os três mecânicos e um aviador acidentados são submetidos a três inquéritos por uma multidão para determinar se o homem ajuda o homem. Faz contraposição a O Voo sobre Oceano.
Quando uma aeronave é avariada, os três mecânicos e um aviador acidentados são submetidos a três inquéritos por uma multidão para determinar se o homem ajuda o homem. Faz contraposição a O Voo sobre Oceano.
No X ciclo o Tusp continua a leitura de textos que trazem a ideia de uma “realidade incendiária”: a situação limite, que obriga a personagem a uma tomada de posição radical. A resposta necessária que surge da repressão: seja ela ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma em outra.Em algumas peças, a ideia de incêndio é literal – em outras, se apresenta de maneira simbólica, interiorizada. Explícita ou não, a ebulição dos conflitos está presente ao longo de todo ciclo.Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira o cronograma das leituras:
Agosto:
28 - Novas diretrizes em tempos de paz - de Bosco Brasil (2001) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Setembro:
25 - Fahrenheit 451 – de Ray Bradbury (1978) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Outubro:
23 - Roberto Zucco – de Bernard-Marie Koltès (1988) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
(Não realizado)Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
IX CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2013: REALIDADES INCENDIÁRIAS
O Teatro da USP inicia a partir de 24 de abril em São Carlos o IX Ciclo de Leituras Públicas.
Neste IX ciclo foram escolhidos textos a partir da ideia de uma “realidade incendiária”: a situação limite, que obriga a personagem a uma tomada de posição radical. A resposta necessária que surge da repressão: seja ela ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma em outra.
O Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental e faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP, com mediação da área artística.
O Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental e faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP, com mediação da área artística.
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira o cronograma das leituras
Abril
24 – O Balcão – de Jean Genet (1956) – 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
(entrada pela Av. Carlos Botelho) – Campus I da Usp
(sem registro fotográfico)
Maio
29 – O Interrogatório – de Peter Weiss (1965) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Junho:
26 – Agreste – de Newton Moreno (2004) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
Programa TUSP de Leituras Públicas 2012
Ciclo VIII:Nelson Rodrigues 100 anos
Espaço I
Local: teatro Dr. Alderico Vieira Perdigão - teatro Municipal de São Carlos
Rua Sete de setembro, 1735
Horário: 19 horas
Tusp nas quartas alternativas (toda última quarta-feira do mês)
Grupo Leitor Convidado: Núcleo Tusp e Estudantes do EJA
29/08 - Abertura
Abertura com leitura de cenas do texto A Mulher Sem Pecados pelo Grupo Preto no Branco e o Núcleo TUSP de Sanca.
26/09 - Anjo Negro
03/10 - Sarau Nelson Rodrigues em 100 pedaços
Com desdobramentos em música, teatro e arte visual dos textos: A Falecida; Perdoa-me Por Me Traíres; Os Sete Gatinhos; Toda Nudez Será Castigada; A Serpente; Viúva, Porém Honesta. Com direção de cena e organização do gestor cultural Jacson Matos
Abertura com leitura de cenas do texto A Mulher Sem Pecados pelo Grupo Preto no Branco e o Núcleo TUSP de Sanca.
26/09 - Anjo Negro
03/10 - Sarau Nelson Rodrigues em 100 pedaços
Com desdobramentos em música, teatro e arte visual dos textos: A Falecida; Perdoa-me Por Me Traíres; Os Sete Gatinhos; Toda Nudez Será Castigada; A Serpente; Viúva, Porém Honesta. Com direção de cena e organização do gestor cultural Jacson Matos
Espaço II
Local: sede do grupo Preto no Branco
Rua Major Jose Inácio n° 1565 - Centro
07/11 - Encerramento
Com o texto Boca de Ouro, participação de Ferdinando Martins
Programação Gratuita
Grupos convidados: Preto no Branco e Núcleo Tusp de Sanca
Apoio: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, Coordenadoria do Campus de São Carlos, Preto no Branco e Núcleo Tusp de Sanca.
Informações: Claudia Alves Fabiano, (16) 9190-6733/ (16) 3373-8015
tuspdesaocarlos@gmail.com