Leituras Públicas



PROGRAMA TUSP DE LEITURAS PÚBLICAS


       O programa Tusp de Leituras públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas pelos espectadores presentes, artistas em formação e convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos, indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador, que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.


XV CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2016-01:
Teatro e Sociedade do Brasil nos Anos de 1960


     O XV Ciclo tem como tema “Teatro e Sociedade do Brasil nos Anos de 1960”, contando com textos de Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Plínio Marcos, Nelson Xavier, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho, dentre outros.

  A abertura do ciclo será feita em São Paulo com o professor Sérgio de Carvalho, que realizará uma apresentação das obras em seu contexto histórico e sociocultural. A temática do ciclo foi justamente sugerida em decorrência da temporada de sua companhia, a Cia. do Latão, a partir de maio no TUSP de São Paulo.



Cronograma das leituras:

30.05 |A mais-valia vai acabar, seu Edgar 
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 1º ATO 
27.06 |I Feira Paulista de Opinião – 2º ATO 

Serviço


Onde| Centro Cultural da USP São Carlos
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Quando| As segundas-feiras – 19h30
Coordenação| Daniel Mazak  e Bruno Bassi
Sobre os textos:
A mais-valia vai acabar, seu Edgar

 
A mais-valia, fundamento do modo de produção capitalista, é o tema da peça A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha). Com diálogos em versos rimados, a peça mostra a briga do Proletariado contra a exploração econômica dos Capitalistas. A encenação de estreia, pelo Teatro de Arena em 1960, dirigida por Chico de Assis, contava com uma colagem de filmes exibidos ao fundo do palco, selecionados e montados pelo cineasta Leon Hirszman.



I Feira Paulista de Opinião – 1º ATO

    
A I Feira Paulista de Opinião foi organizada a partir de uma pergunta feita aos envolvidos: “O que pensa você do Brasil de hoje?”
       O primeiro ato da Feira contou com colaborações de Edu Lobo (“Tema”), Caetano Veloso (“Enquanto seu Lobo não vem”), Lauro César Muniz (“O Líder”), Bráulio Pedroso (“É tua a história contada”), Ary Toledo (“ME E. U.U. Brasil Brasileiro”) e Gianfrancesco Guarnieri (“Animália”)


I Feira Paulista de Opinião – 2º ATO

        O segundo ato da Feira contou com colaborações de Jorge Andrade (“A receita”), Sérgio Ricardo (“Espiral”), Plínio Marcos (“Verde que te quero verde”), Gilberto Gil (“Miserere”) e Augusto Boal (“A lua muito pequena e a caminhada perigosa”)





XIV CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2015-02:
Harold Pinter




O Teatro da USP inicia em São Carlos a partir de 31 de agosto o XIV Ciclo de Leituras Públicas.
Este XIV Ciclo terá como tema a obra de Harold Pinter, um dos mais importantes autores do século XX, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Pinter é um dos maiores representantes do chamado “Teatro do Absurdo”, juntamente à Beckett e Ionesco. Em sua obra a solidão e a angústia existencial são temas recorrentes, explodindo a referência realista na construção de uma estética própria.
Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo semestral, a leitura de peças teatrais selecionadas a partir da obra de um autor ou tema específico e é realizada pelo público presente em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP. A ação integra, há algumas edições, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, não se limitando, entretanto, a este público.
Cronograma das leituras:

31.08 | O Quarto
28.09 | Feliz Aniversário
26.10 | O Amante (atividade cancelada)

Serviço


Onde | Centro Cultural da USP São Carlos
Endereço: acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – campus I
Quando | Todas última segunda-feira do mês – 19h30

Sobre os textos:
Feliz Aniversário
Harold Pinter, em sua segunda peça, foca a ação em torno de um músico aposentado que vive em uma pensão litorânea. Aparentemente, este esconde algum evento não especificado de seu passado que o forçou ao exílio.  Como medida de segurança, ele mantém uma metódica ordem em sua rotina como medida de segurança para manter seu isolamento.
O Amante
Na peça, Sarah e Richard são casados há 10 anos, porém, ainda preferem manter uma imagem irreal e um clima de disputa de um para com o outro. Eles acreditam que estão mantendo a vitalidade da relação e a renovação do prazer e afastam a rotina e o tédio do dia a dia.

O Quarto
O Quarto é a primeira peça de Pinter, escrita e produzida pela primeira vez em 1957. Considerada pelos críticos o exemplo mais antigo “comédia de ameaça” com diálogos que são comicamente familiares e perturbadoramente desconhecidos. A tensão é intensificada pela justaposição de segurança versus insegurança. O quarto em si é seguro internamente, mas fora, além de suas paredes aparentemente sólidas, os espreita desconhecidos, um vazio a ser temido.


XIII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2015-01:
PEÇAS CURTAS DE TENESSEE WILIAMS


TUSP inicia em São Carlos, a partir de 27 de abril, o XIII Ciclo de Leituras Públicas. O evento, de ação continuada, enfoca quatorze peças e ocorre gratuitamente nas cidades de Piracicaba, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo.

No XIII Ciclo, Tennessee Williams em um Ato, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas de Tennessee Williams, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão – seja ela sexual, racial ou social – é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.

Serviço

Onde| Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Telefone| 16 3373-8015
Quando27/04 - A dama da loção antipiolho / Porque você fuma tanto, Lily?
                   25/05 - Estas são as escadas que você tem que vigiar / Esta propriedade está condenada
                   29/06 - Verão no Lago / O último dos meus relógios de ouro maciço
Horário| 19:30h

ABRIL
27/04 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos

A Dama da Loção Antipiolho (1941)
Sobre o texto: A Dama da Loção Antipiolho de Tennessee Williams retrata o universo de pessoas que vivem de aluguel em um bairro pobre francês de Nova Orleans. As personagens, para sobreviverem e suportarem este ambiente, criam um “mundo de ficção” a base de mentiras, promessas e tapeações.

Porque você fuma tanto, Lily? (1935)
Sobre o texto: Ambientada em um apartamento moderno, tendo como personagens uma família de alta classe, essa é mais uma peça de Tennessee Williams ambientada em meio à crise financeira dos EUA da década de 30. Nela é retratado um conflito materno, em que a mãe tenta enquadrar a filha na “função de mulher ideal” para a sociedade, com resistência da última.

MAIO
25/05 - 19:30h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos

Estas São as Escadas que Você Tem que Vigiar (1941)
Sobre o texto: Carl, lanterninha veterano de cinema, apresenta ao recém-contratado, que o substituirá em suas férias, as suas atribuições, instruindo-o a não deixar consumidores subirem nas escadas. No entanto, os clientes são obcecados por isso, incluindo o sedutor Gladys.

Esta Propriedade está condenada (1946)
Sobre o texto: Duas crianças se encontram nos trilhos de trem, onde compartilham fatos cruéis com a ambígua relação entre brincar de inventar histórias e relatar atos abomináveis como se estivessem em um jogo de verdades e mentiras.

JUNHO
29/06 - 19h
Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos

Verão no Lago (1937)
Sobre o texto: O texto Verão no Lago retrata uma família que vivencia a separação dos pais em um momento de decadência financeira. A ação se passa em uma tarde, onde, em poucas páginas, Tennessee Williams constrói um poderoso perfil psicológico das personagens.

O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço (1946)
Sobre o texto: Escrita em 1946, gira em torno de um vendedor de sapatos de Mississippi chamado Charlie Colton “cujo tempo já passou e que pateticamente ecoa a si mesmo”; Williams desenha aspectos de seu pai, um caixeiro-viajante, em seu retrato de Colton.


XII CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
A MULTIDÃO PROTAGONISTA

Neste XII ciclo “A MULTIDÃO PROTAGONISTA” o TUSP selecionou textos que denunciam situações de opressão onde a luta de classes ganha corpo coletivamente ou quando o indivíduo decide tomar as rédeas de seu destino. Personificado por um grupo ou por uma única figura que representa o lado mais fraco da corda, o protagonista destes textos traz a tona a desigualdade, a revolta e a necessidade de transformação. 
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claúdia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira a programação para o segundo semestre de 2014:

NOVEMBRO
26 - "Quando as máquinas param" de Plínio Marcos (1972) - 19:30
Local | Espaço Gaveta - Centro Experimental de Artes
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão

Sobre o texto. A peça conta a história de Zé, operário, e Nina, costureira. Um casal como qualquer outro: casaram, alugaram uma casa, planejam a chegada dos filhos. Até que Zé perde o emprego e a situação os coloca na luta diária contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e o objetivo do seu amor.

OUTUBRO


29 - "Lisístrata" de Aristófanes (411 a. C.) - 19:30
Local | Espaço Gaveta - Centro Experimental de Artes
Av. São Carlos, 3039 - ao lado da lanchonete Trem Bão
 

Sobre o texto. A peça de Aristófanes foi escrita durante a Guerra do Peloponeso, num contexto em que, com o rompimento dos exércitos de Atenas e Esparta, a Grécia estava vulnerável ao ataque dos Persas. A peça trata do levante das mulheres gregas contra a guerra quando, organizadas por Lisístrata, decidem instituir uma greve de sexo até que seus maridos parem a luta e estabeleçam a paz.  







XI CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2014:
BRECHT CONTRA A PÁTRIA


Neste XI ciclo “BRECHT CONTRA A PÁTRIA” o TUSP abordará peças do autor alemão Bertolt Brecht que investigam, sob a ótica estético-política, modos de resistência à chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista.
Além das leituras o TUSP também realizará uma experiência prático-teórica com a atriz e diretora argentina Laura Brauer. A diretora, que pesquisou as técnicas do ator de Bertolt Brecht na Academia de Arte de Berlim, realizará debates ou atividades práticas na abertura dos ciclos ou durante a programação, conforme critérios definidos por cada campi.
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Cláudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira a programação para o primeiro semestre de 2014:
Junho:
18 - Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38) - 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
Entrada pela Av. Dr. Carlos Botelho - Campus I da USP

Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38)
Ambientada na Alemanha nazista, a peça traz episódios curtos de histórias que retratam a brutalidade do homem nazista, o medo da traição, a desconfiança da própria família, o embate com adversários, a Juventude Hitlerista, os campos de concentração, o Serviço de Inverno e a possibilidade da guerra.

Maio:
07 - Experiência prático-teórica com Laura Brauer a partir da peça A Exceção e a Regra (1929-30) - 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
Entrada pela Av. Dr. Carlos Botelho - Campus I da USP

A Exceção e a Regra (1929-30)



Em uma viagem pelo deserto, a hierarquia entre as pessoas é posta no limite ante as dificuldades naturais. Após acontecimentos conflituosos e mesmo acidentais, um julgamento ocorre no qual a justiça é problematizada e se torna regra. A surpresa consiste em identificar as exceções às regras.




28 - Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735, São Carlos/SP
Telefone: (16)3371.4339

Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30)


São duas peças conjuntas e praticamente iguais, estruturadas em torno de uma expedição nas montanhas guiada por um professor, sem lugar ou tempo definidos. Um aluno, cuja mãe está doente, também adoece durante a viagem. O costume dita que os demais expedicionários devem lançá-lo no vale. Apenas o final das peças muda: o rapaz é lançado no vale ou se instituirá um novo costume?


Abril:
30 - A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo / O Voo Sobre o Oceano (1928-29) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735, São Carlos/SP
Telefone: (16)3371.4339

O Voo Sobre o Oceano (1928-29)
Baseado no voo de Lindbergh, trata-se de um ensaio sobre o progresso de um homem (de nome omitido) louvando a vitórias, as construções de máquinas, a técnica e a glória dos feitos históricos. Adversários manifestam a intenção de derrotar o aviador por conta de seu atrevimento, mas o objetivo do homem de vencer os medos primitivos fala mais alto.
A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo (1928-29)
Quando uma aeronave é avariada, os três mecânicos e um aviador acidentados são submetidos a três inquéritos por uma multidão para determinar se o homem ajuda o homem. Faz contraposição a O Voo sobre Oceano.



X CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2013: REALIDADES INCENDIÁRIAS II


No X ciclo  o Tusp continua a leitura de textos que trazem a ideia de uma “realidade incendiária”: a situação limite, que obriga a personagem a uma tomada de posição radical. A resposta necessária que surge da repressão: seja ela ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma em outra.Em algumas peças, a ideia de incêndio é literal – em outras, se apresenta de maneira simbólica, interiorizada. Explícita ou não, a ebulição dos conflitos está presente ao longo de todo ciclo.Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação

Confira o cronograma das leituras:

Agosto:
28 - Novas diretrizes em tempos de paz - de Bosco Brasil (2001) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339



Setembro:
25 - Fahrenheit 451 – de Ray Bradbury (1978) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339

Outubro:
23 - Roberto Zucco – de Bernard-Marie Koltès (1988) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339
(Não realizado)




IX CICLO DE LEITURAS PÚBLICAS 2013: REALIDADES INCENDIÁRIAS
O Teatro da USP inicia a partir de 24 de abril em São Carlos o IX Ciclo de Leituras Públicas.
Neste IX ciclo foram escolhidos textos a partir da ideia de uma “realidade incendiária”: a situação limite, que obriga a personagem a uma tomada de posição radical. A resposta necessária que surge da repressão: seja ela ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma em outra.
O Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental e faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP, com mediação da área artística.
Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação.
Confira o cronograma das leituras



Abril
24 – O Balcão – de Jean Genet (1956) – 19h30
Local | Centro Cultural da USP São Carlos
(entrada pela Av. Carlos Botelho) – Campus I da Usp

(sem registro fotográfico)
Maio

29 – O Interrogatório – de Peter Weiss (1965) - 19h30

Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339


Junho:
26 – Agreste – de Newton Moreno (2004) - 19h30
Local | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua: Sete de setembro, 1735
Fone: (16)3371.4339

Programa TUSP de Leituras Públicas 2012
Ciclo VIII:Nelson Rodrigues 100 anos

Espaço I
Local: teatro Dr. Alderico Vieira Perdigão - teatro Municipal de São Carlos
Rua Sete de setembro, 1735
Horário: 19 horas
Tusp nas quartas alternativas (toda última quarta-feira do mês)
Grupo Leitor Convidado: Núcleo Tusp e Estudantes do EJA

29/08 - Abertura
Abertura com leitura de cenas do texto A Mulher Sem Pecados pelo Grupo Preto no Branco e o Núcleo TUSP de Sanca.

26/09 - Anjo Negro

03/10 - Sarau Nelson Rodrigues em 100 pedaços
Com desdobramentos em música, teatro e arte visual dos textos: A Falecida; Perdoa-me Por Me Traíres; Os Sete Gatinhos; Toda Nudez Será Castigada; A Serpente; Viúva, Porém Honesta. Com direção de cena e organização do gestor cultural Jacson Matos

Espaço II
Local: sede do grupo Preto no Branco
Rua Major Jose Inácio n° 1565 - Centro


07/11 - Encerramento
Com o texto Boca de Ouro, participação de Ferdinando Martins

Programação Gratuita

Grupos convidados: Preto no Branco e Núcleo Tusp de Sanca

Apoio: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, Coordenadoria do Campus de São Carlos, Preto no Branco e Núcleo Tusp de Sanca.

Informações: Claudia Alves Fabiano, (16) 9190-6733/ (16) 3373-8015
tuspdesaocarlos@gmail.com