aParte da vez




(Assembléia de arte com compartilhamento público de performances)
com o lançamento da revista aparte XXI n.VI

Data: 26/10/2013, sábado
Local: Oficina Culural Sérgio Buarque de Holanda
Horário: 20 horas




O QUE É O A(p)arte da Vez?

O A(p)arte da Vez é uma ação cultural do TUSP - Teatro da USP que consiste numa grande assembleia de arte criada coletivamente.


Originalmente o aparte da vez é elaborado a partir de reuniões mensais ao longo de um semestre. Na edição n. V, excepcionalmente, o aparte foi realizado de outra forma. Se nas outras edições o tema e a forma dos apartes da vez nunca vieram a priori e sempre foram resultado dos debates ocorridos, desta vez o tema e a forma vieram a priori. O tema: " O que é violar?" A forma: performances. As performances foram elaboradas coletivamente ao longo do semestre e coordenadas pelo artista convidado e orientador de arte dramática do Tusp de bauru - Francisco Serpa. Esta elaboração fez parte do NEP - Núcleo de Estudos permanentes do teatro da universidade de são paulo.




O que é o NEP ?
NEP - Núcleo de Estudos Permanentes do Tusp de São Carlos - Experimento I

O NEP é uma vertente dos Núcleos de experiência e apreciação Teatral (núcleos Tusp) . Ocorrerá a partir de experimentos temáticos com peridiocidade mensal ou bimestral, sempre contando com a presença de convidados de reconhecida competência no campo da ação teatral, com o objetivo de aprofundar temas específicos da linguagem, colaborando com a ampliação de olhares no campo da criação artística na contemporaneidade. O Experimento I teve como tema a performance e como coordenador convidado o artista orientador do Tusp de Bauru, Francisco Serpa.

Francisco Serpa, exerce função de Orientador de Arte Dramática no Tusp de Bauru. Bacharel em Direção Teatral e Mestre em Praticas Teatrais pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Artes, com ênfase em trabalhos corporais e tecnológicos, desenvolvendo pesquisas no campo corporal, metalinguagem, intersecções literárias, processos colaborativos e multimídia. Desenvolve trabalhos ligados a Performance e Teatralidades Contemporâneas. Foi responsável neste semestre pela coordenação do trabalho que será compartilhado de forma pública no último dia do workshop.

A curadora do NEP está sob a responsabilidade da orientadora de arte dramática local: Claudia Alves

O tema

Experimento I - Performance
A proposta foi mergulhar no universo performático a partir de variados eixos, buscando aproximar os participantes de uma construção cênico-performativa onde esperou- se tornar evidentes questões ligadas a expressividade, a pessoalidade e problemas sociais. Os participantes foram convidados a analisar, criar e compartir situações cênico-performativas a partir de um tema proposto e inseri-lo num contexto maior, envolvendo a sociedade em que vivem. Almejou-se que ao final dos 5 módulos o participante experienciasse a questão performativa de forma a contextualizar/utilizar elementos dessa experiência no seu trabalho artístico e social a partir da pergunta: “ O que é violar?”


O que é a revista aParte XXI. n.VI?

O TUSP tem o prazer de convidá-lo para o lançamento da sexta edição da revista aParte XXI, neste sábado, dia 26, a partir das 20h, juntamente com o “aparte da vez” n.V.

Os exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente ao público presente.


A APARTE XXI 
A revista aParte surgiu em 1968 como a publicação do Teatro dos Universitários de São Paulo, sob a coordenação editorial de Flavio Império e André Gouveia, no calor do movimento estudantil daquele momento de nossa história.
Teve apenas duas edições quando deixou de ser publicada diante do recrudescimento da perseguição pelo regime militar. 
Quarenta e três anos depois, o Teatro da USP – TUSP, agora órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, retoma a ideia daquela publicação e lança, em dezembro de 2010, a sua terceira edição, agora intitulada aParte XXI. Seu quarto número, dedicado aos temas do humor, foi lançado em setembro de 2011.
Na aParte XXI “pretendemos indagar e perscrutar caminhos que mantenham aquela vocação da aparte original diante da produção contemporânea das artes cênicas e, como consequência desta, de todas a produção artística e cultural da atualidade. A partir disso, consideramos que a revista aparte XXI deve expor perspectivas críticas de como opera o mercado de cultura e de como a universidade participa – abrindo questões e/ou reiterando comportamentos – dessa produção e reprodução no teatro profissionalizado (tanto o “comercial” como o dito “experimental”), nas diversas manifestações da arte universitária e, finalmente, na formação prática e teórica em artes cênicas. “ (nota histórica ).
Em sua sexta edição, “ a revista abre-se ao tema Teatro, Verdade e Justiça, com o intuito de trazer ao debate a ferida histórica da ditadura militar no Brasil e suas implicações para o teatro de nosso país, dentro e fora de cena”.
Cabe ressaltar que, nesta edição especificamente retomamos uma análise da Jornada de Teatro Universitário, já realizada em duas edições pelo Tusp, na cidade de São Paulo, na qual tivemos a participação de quatro grupos da cidade de São Carlos.
O artigo foi escrito numa parceria entre Claudia Alves Fabiano, orientadora de arte dramática e Edison Bicudo, geógrafo e pesquisador do Centro de Cultura Contemporânea. 
Venha participar!


Atividade gratuita 

acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/ 
Estamos no face: Tusp de Sanca

grupo aparte no face: https://www.facebook.com/groups/440109502667454/

Recomendação etária: 18 anos

Atividade gratuita -
apoio - Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda



Está afim de dar uma olhada na revista? Clique nos links Abaixo:

aParte XXI v.6

aParte XXI v.5