Semana de Arte e Cultura




AVISO:  No segundo semestre de 2014, o TUSP São Carlos não apresentará atividades relacionadas a 19ª Semana de Arte e Cultura da USP. Para mais informações sobre as ações do TUSP São Carlos, acesse a nossa página no Facebook.



(15 a 21 de Setembro de 2013)







Horário das apresentações: 20h (quarta, quinta, sexta)



O Tusp integra a 18ª Semana de Arte e Cultura da USP, ação cultural realizada anualmente pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em todos os campi, com o objetivo de possibilitar um diálogo efetivo entre a comunidade local e a comunidade universitária, a partir de uma rica programação artística que ocorre dentro e fora do campus universitário.





Artigo publicado no Jornal Primeira Página do dia 13 de setembro de 2013.


PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS:




18/09, quarta – Ensaio aberto do projeto: “Da morte à utopia” -  Núcleo Tusp de São Carlos 

Sinopse: o Núcleo Tusp de São Carlos objetiva compartilhar com os espectadores a primeira etapa de criação do espetáculo “Da morte à utopia”, livremente inspirado em textos como “Revolução na América do Sul” de Augusto Boal, “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto e cartas de amor de cidadãos da cidade de São Carlos, a partir da apresentação de curtas cenas, jogos de improvisação e materiais audiovisuais nos quais a pesquisa se baseia. Trata-se de compartilhar com a comunidade são-carlense um trabalho em processo de criação.

Elenco: Sara Bononi, Guilherme Pintado, Guilherme di Carli, Ana Paula Neves, Andrielly Bonfim, Thiago Martinelli, Ricardo Boffa, Ligia Maria Teixeira, Daniel Mazak, Mylene Corcci, Maria Luisa Rodriguez, Glaucia Dias, Marco Silva, Stela Cezare, Faimison Porto, Luke Marques, Adam Henrique, Thiago Rubio, Fernando Dib, Lidiane Cavalcante, Vitor Yudi, Alessandro Batista e Raiza Hanada.
Direção de projeto: Cláudia Alves
Assistência de direção: Otacílio Alacran
Video: Fausto Kutka

Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Endereço: Av Trabalhador são carlense, 400 - Campus I da Usp – ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de computação
Horário: 20 h
Atividade Gratuita.



19/09, quinta – Espetáculo “Potestad” – Coletivo Teatro da Margem & ÁQIS (Núcleo de Pesquisa) De Eduardo Pavlovsky.

Atuação: Narciso Telles
Direção: André Carreira

Sinopse: Potestad é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura. A encenação foi desenvolvida a partir da premissa da possibilidade da intimidade e da cumplicidade com o espectador. O despojamento de cenografia e figurino buscam uma maior proximidade com o público. Negando a espetacularidade como elemento vinculante, temos na interpretação nosso elemento central.
Recomendação etária: 18 anos
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Endereço: Av. Trabalhador São Carlense, 400 - Campus I da USP – ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Horário: 20 h
Atividade Gratuita



20/09, sexta – Espetáculo “O rio” – Teatro Didático da Unesp

Sinopse: O espetáculo O Rio não é uma ilustração do poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, mas uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.

Recomendação etária: livre
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735
Horário: 20 h
Atividade Gratuita

Para outras informações acesse o nosso blog:
Estamos no face: Tusp de Sanca

Realização:
TUSP - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

Apoio:
Prefeitura de São Carlos
Restaurante Trem Bão
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC
CCex – Comissão de Cultura e extensão do ICMC
Prefeitura do Campus USP de São Carlos