Teremos uma semana cheia de atividades teatrais na cidade de São Carlos.
Amanhã, dia 01/6 a Cia Balagan apresentará o espetáculo " Prometheus Nostos" , com a presença de Maria Thais Santos, professora do Departamento de Artes Cênicas da USP e ex-diretora do Tusp, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, as 20 horas.
Outras informações sobre a Cia Balagan e o espetáculo no site:
Uma realização da prefeitura de São Carlos e que contou com a colaboração no Tusp na pré-produção da atividade.
Diálogo após o espetáculo com o coletivo teatral e com a Profa. Dra. Maria Thais Santos, ex-diretora do TUSP, professora do Departamento de Artes Cênicas da USP e diretora do espetáculo.
Realização: Prefeitura Municipal de São Carlos
Apoio: TUSP e Restaurante Trem Bão
O TUSP de São Carlos apresenta o espetáculo teatral:
"MARIAS"
uma criação do Coletivo Estalo.
Dia 02/06 às 20hrs no Centro Cultural da USP - Rua Dr. Carlos Botelho, 1465.
Workshop:
"De um Poema a um Espetáculo"
02/06 às 10h30 hrs no Centro Cultural da USP - Rua Dr. Carlos Botelho, 1465.
A partir da leitura do Poema A Infanticida Marie Farrar propôe-se um olhar sobre a montagem e desmontagem do processo de criação, tendo por referência o teatro épico de Bertold Brecht.
Sinopse
“MARIAS” é livremente inspirado no poema “A Infanticida Marie Farrar” de Bertold Brecht e retrata um universo de solidão e abandono. Onde, na busca por saídas, um mundo particular é criado.
Marias vivem só numa casa no meio do nada, vertida em uma singela hospedaria empoeirada. Lá, cantam ao vento seu silêncio a espera de viajantes...
Quando passam por ali para se esconder do frio da noite, os hóspedes temporários enchem de vida aquelas vidas abandonadas.
Marias apreciam a presença,
Marias esquecem a presença,
Marias se revelam na presença de seus hóspedes,
“... para que se possa ver como sou eu... como é você...”
Ficha técnica:
Elenco: Gabriela Elias e Marina Henrique e o músico Eduardo Américo
Direção: Gabriela Elias e Marina Henrique
Trilha Original e Direção Musical: Eduardo Américo
Dramaturgia: Eduardo Américo, Gabriela Elias, Marina Henrique
Texto Final: Marina Henrique
Iluminação: Paulo Heise
Cenário: Eduardo Américo, Gabriela Elias, Marina Henrique e Paulo Heise
Figurinos: Gabriela Elias
Orientação: Francisco Medeiros e Lila Marilia
Fotos: Ivan Moretti
O Coletivo Estalo é formado por pessoas que acreditam que a arte é um dos grandes canais de comunicação entre os homens, carregada de potencialidades sensoriais e geradora de experiências passíveis de transformações pessoais e coletiva.
Trabalham com as mais variadas linguagens artísticas: Fotografia, vídeo, cinema, teatro e música.
Desse grupo de pessoas interessadas na investigação de linguagens artísticas como meio sensível de comunicação, nasceu o espetáculo teatral MARIAS.
ESPETÁCULO TEATRAL GRATUITO
LUGARES LIMITADOS
O espetáculo " Marias" faz parte do Circuito TUSP 2011 - projeto interior
Começa no dia 27.04 o Circuito TUSP de Teatro, programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, com parceria de outros espaços públicos no interior do estado.
Em sua sexta edição, o Circuito TUSP redimensiona seu caminho até o momento – o de levar ao interior espetáculos de escolas de formação em São Paulo e Campinas – e busca olhar e refletir para as produções artísticas das cidades do interior onde o TUSP tem atuação, com o intuito de mapear e conhecer as produções locais, estabelecendo um diálogo vivo de troca artística com os grupos e coletivos do interior, valorizando o teatro universitário e vocacional.
Nesta perspectiva que o TUSP entrou em contato com a intensa produção teatral de Piracicaba, berço de muitos grupos ativos e atuantes, representados neste Circuito pelos coletivos Andaime, Estalo e Forfé, selecionados para esta edição. Ao fazer circular parte da produção de Piracicaba por outras cidades, desejamos ampliar o espaço formativo e fomentar o debate em torno das artes cênicas desenvolvidas fora da capital. Ao mesmo tempo, levando à Piracicaba o trabalho do Grupo Rosa dos Ventos, de S. José do Rio Preto, e discutindo sua mobilização para a valorização do teatro feito no interior, o TUSP espera também fomentar a intensa produção da cidade, de forma que seja ela também receptora de outros olhares, construindo novos caminhos e consolidando-se como uma das rotas de troca artística do interior paulista.
O Circuito TUSP de Teatro – Projeto Interior, portanto, pretende propor novos debates no campo da formação de espectadores e desenvolvimento de grupos locais, colocando foco numa importante trajetória artística que foi desenhada ao longo dos últimos anos pelos grupos de teatro do interior. Damos assim continuidade a um conjunto de ações que tem rendido frutos de suma importância, visto que há, hoje, em cada uma das cidades em que atua, um especial interesse pelas atividades do TUSP no que diz respeito aos espetáculos trazidos e às ações de formação e fruição desenvolvidas pelo órgão. Os espetáculos que circularão neste semestre nos campus de Bauru, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos são:
As Patacoadas de Cornélio Pires e A Noiva do Defunto, do grupo Andaime
Marias, do grupo Estalo
Sobre Meninos, Mendigos e Poetas, do grupo FORFÉ
Em Piracicaba, de onde vêm os três grupos participantes, haverá um mini-festival apresentando os espetáculos do Circuito e com o grupo Rosa dos Ventos, mostrando o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin
No dia 03/6, as 19 horas teremos a primeira edição do A (p)arte da vez em São carlos.
O primeiro A(p)arte da vez – ocorrido no prédio da rua Maria Antônia dia 08.12, por ocasião do lançamento do terceiro número da aParte XXI , a revista do TUSP – teve destaque na matéria "No fim do ano, a surpresa vem de universitários", de Jefferson Del Rios, publicada no dia 28.12.10 no Estadão.
A partir do evento, a matéria trata da importância histórica e atual da arte e do teatro vinculados às universidades.
O texto de Jefferson del Rios pode ser lido na íntegra em:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101228/not_imp658814,0.php
TUSP indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2010
O TUSP também teve sua atuação em 2010 reconhecida com duas indicações na edição atual do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.
A primeira na categoria "Publicação dedicada ao universo do teatro (segundo semestre de 2010)", pela edição de retomada do terceiro número da revista do TUSP, aParte XXI , cujos dois primeiros números datam de 1968;
A outra pelo Circuito TUSP de Teatro, na categoria "Prêmio Especial", por levar espetáculos e oficinas teatrais a cidades e campi do interior de São Paulo.
Na categoria “Publicação dedicada ao teatro”, foi indicado o livro Na Cena do Dr. Dapertutto , de Maria Thais, ex-diretora do TUSP, pela ed. Perspectiva;
E, na mesma categoria, Sebastião Milaré, um dos articulistas da revista aParte XXI 3 , recebeu indicações por Hierofania (Edições Sesc SP) e Batalha da Quimera (Edições Funarte).
A seleção deu-se a partir de indicações da sociedade civil, com avaliação de uma comissão composta por Alexandre Mate, Lizette Negreiros, Antônio Chapeu e Sérgio Roveri.
Conheça a aParte XXI , a revista do TUSP no dia 03/6, no Centro Cultural da USP, na mesma ocasião assembléia de arte de grupos universitários.
Os interessados no terceiro número da aParte XXI , a revista do Teatro da Universidade de São Paulo, podem retirar exemplares da revista gratuitamente no dia 03/6.