22/09, quinta-feira
O TUSP E A PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO
da Universidade de São Paulo
EM PARCERIA COM o CCEX - Comissão de Cultura e Extensão do ICMC
TEM A HONRA DE CONVIDÁ-LO PARA A
16ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP
Espetáculo:
A NOIVA DO DEFUNTO
ANDAIME TEATRO UNIMEP
Gratuito
Local: Área aberta do prédio do ICMC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 (campus I da USP)
Horário: 20 horas
Sinopse:
Comédia portuguesa de domínio público, conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer e que era noivo de uma jovem encalhada. A confusão está formada. A encenação é um misto de farsa e melodrama.
A montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando uma pesquisa iniciada pelo grupo, em 2003, que resultou na criação da peça Comovento. Fascinado pelo mundo circense, o Andaime retoma a pesquisa para provar, mais uma vez, que o circo está presente dentro de nós.
O circo-teatro surgiu, diante da ausência de um teatro popular e da falta de casas de espetáculos no interior. O circo preenchia ambas as funções, apesar da precariedade de suas apresentações. O apogeu o teatro no circo (circo-teatro), ocorreu entre os anos de 1918 à 1938, sendo introduzido no Rio de Janeiro por Benjamim de Oliveira, jovem palhaço negro, que o iniciou com contos de fadas teatralizados. O circo-teatro é exclusivamente brasileiro
o Grupo:
O GRUPO Andaime de Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba foi fundado em março de 1986 e desde então vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista. Em 25 anos de história teve onze peças encenadas, num total de mais de 350 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de seis Estados diferentes, atingindo um público superior a 100 mil espectadores. Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 118 prêmios em vários Festivais, destacando-se 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.