18 de setembro de 2012
Programação completa do VIII Circuito Tusp (teatro sem pausa) na 24a Tenda Móvel de Teatro (19 a 23/09)
(programação que integra a 17ª Semana de Arte e Cultura da USP)
Local da oficina e das apresentações de teatro:
Campus I da USP
Entrada mais próxima: Rua dos Inconfidentes, 85
No gramado ao lado do Salão de eventos e do Ginásio de esportes (na Tenda Móvel de Teatro)
Dia 19/09 (Quarta-feira)
10h/14h – Oficina “São Carlos através do espelho” - ministrada por Verônica Veloso.
13h30/ 14h – Cinema para Todos Especial: Curta no Almoço.
13h30/16h – recepção de escolas públicas visitantes (previamente agendadas) para participação em atividades culturais que ocorrerão no campus pelos bolsistas do Programa “ Aprender com cultura e extensão”.
15h/15h15 – apresentação do Núcleo Tusp de São Carlos (cenas curtas de teatro)
19h30 - Cinema para Todos
20h - “Cachorro Morto” - Com a Cia. Hiato de São Paulo ( USP)
Dia 20/09 (Quinta-feira)
8h30/12h30 – Oficina “ São Carlos através do espelho” - ministrada por Verônica Veloso.
*12h45 – apresentação do Núcleo Tusp de São Carlos no projeto “ Música na Praça” – local: praça XV (performances a partir das músicas “Geni e o Zepelim” e “ Morte e Vida Severina”.
*única atividade do VIII Circuito que será fora da Tenda Móvel de Teatro.
13h30/16h – recepção de escolas públicas visitantes (previamente agendadas) para participação em atividades culturais que ocorrerão no campus pelos bolsistas do Programa “ Aprender com cultura e extensão”.
14h/15h - Cinema para Todos Especial: Animações que todos adoram. (participação do Projeto Pequeno Cidadão e Creche da USP de S
15h – apresentação do Núcleo Tusp de São Carlos (cenas curtas de teatro)
19h30/20h - Cinema para todos
20h – “Marie” - Com o grupo Marie de São Paulo/Campinas (USP/Unicamp)
Dia 21/09 (Sexta-feira)
10h/14h - Oficina “São Carlos através do espelho” - ministrada por Verônica Veloso.
13h30/14h – Cinema para Todos Especial: Curta no Almoço
15h/15h15– apresentação do Núcleo Tusp de São Carlos (cenas curtas de teatro)
19h30/20h - Cinema para todos
20h – “ Santiago Morto” - com o Coletivo Estação Teatro de Campinas (Unicamp)
Dia 22/09 (Sábado)
13h/17h- Oficina “São Carlos através do espelho” - ministrada por Verônica Veloso.
16h30/17h - apresentação pública da cena criada na oficina “ São Carlos através do espelho”
19h30 /20h- Cinema para todos
20h – “O Direito de Cantar” - com Maria Gorda Produções de São Paulo (USP)
Dia 23/09 (Domingo)
17h/18h - Cinema para Todos Especial: Nelson Rodrigues - 100 anos - curtas baseados em obras do autor .
19h/20h – Cinema para Todos Especial: Animações que todos adoram 2 .
20h – Espetáculo: “Travessia” com o grupo Tecelagem de Jacareí/São Paulo
(1) Após os espetáculos teremos um diálogo entre os grupos convidados e os espectadores, que terá transmissão online.
(2) Nos dias 19, 20 e 21 os bolsistas do Programa Aprender com Cultura e extensão receberão escolas públicas, o Projeto Pequeno Cidadão e a creche da USP de São Carlos para visita ao campus e participação em diversas atividades da Semana de Arte e Cultura, incluindo cenas do grupo Núcleo Tusp de São Carlos, curtas de animação para crianças e visita a exposição no Centro Cultural da USP das 13h30 as 16 horas.
ENTRADA GRATUITA
Sinopses de todas as atividades:
Oficina“ São Carlos através do espelho”
Oficina “ São Carlos através do espelho”, sob a coordenação de Verônica Veloso, graduada e Mestre em Artes pela ECA/USP acontecerá nos campi de Piracicaba, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo durante o Circuito Tusp de Teatro 2012. A oficina pretende convidar os cidadãos dessas cidades a olharem para seus espaços públicos de outros pontos de vista, refletindo sobre o modo como se relacionam e se apropriam deles. Será proposto um recorte urbanístico de cada cidade, sendo que os participantes da oficina ocuparão o espaço em grupo, compondo coralidades (formações corais que remetem aos coros gregos, mas com uma função diferente, revelar a dissonância presente no discurso sobre a cidade contemporânea), interagindo com os marcos arquitetônicos e os espaços de circulação encontrados no recorte escolhido.
Verônica Veloso desenvolve suas atividades artísticas com o Coletivo Teatro Dodecafônico desde 2008, com quem criou coletivamente as seguintes encenações: “O Disfarce do Ovo – uma reação à Clarice Lispector” (estreou e circulou por diversos SESCs da cidade de São Paulo e de São José dos Campos) e “O que Ali se Viu” (contemplado pelo Projeto Montagens Inéditas do SESI Vila Leopoldina, onde realizou temporada). O Coletivo Teatro Dodecafônico foi contemplado pela 19ª. Edição da Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo, através da qual realiza uma série de cinco intervenções urbanas nomeadas “São Paulo através do Espelho”. Destaca-se também a encenação de “A mulher que matou os peixes” (prêmio Nascente da USP/Ed. Abril, de melhor direção).
Público-alvo: praticantes de teatro a partir de 18 anos
Inscrições: pelo e-mail tuspdesaocarlos@gmail.com até dia 17/09/2012
Com dados pessoais (nome, telefone, endereço, e-mail) respondendo a pergunta: Por que eu desejo participar dessa oficina?
Escrever no assunto do e-mail: inscrição na oficina “ São Carlos através do espelho”.
“Cachorro Morto”
Cia. Hiato
Livremente inspirada em The Curious Incident of the Dog in the Night-time, Nascido num Dia Azul, de Daniel Tammet, e A Música dos Números Primos, de Marcus du Sautoy, o espetáculo questiona nossa forma de pensar e a incansável compulsão por “entender”. Ao multiplicar o protagonista nos corpos de cinco atores, a cena nos convida a mergulhar na mente singular de um jovem portador da Síndrome de Asperger. Mais que mostrar uma disfunção psiquiátrica, a peça busca retratar um mundo de construções impossíveis, padrões matemáticos e diferentes relações afetivas.
Ficha Técnica: Direção e Dramaturgia Leonardo Moreira Elenco Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah, Thiago Amaral, Joaquim Lino Concepção de Cenário Leonardo Moreira Iluminação Marisa Bentivegna Figurino Willy Trilha Sonora Gustavo Borrmann Coordenação de produção/Gestão Aura Cunha Produção Executiva João Victor D’Alves Apoio à Pesquisa Marli Bonamini Marques e equipe da AMA (Associação de Amigos do Autista), Raquel Paganelli (Mais Diferenças).
Duração: 60m
Classificação: Livre.
“Marie”
Grupo Marie
Inspirado no poema A Infanticida Marie Farrar, escrito por Bertolt Brecht em sua juventude, o espetáculo cria e percorre a trajetória da jovem Marie, empregada desde criança numa velha pensão, que assassina seu próprio filho depois de pari-lo sozinha no banheiro dos serventes. Nos subúrbios da cidade, uma revolta constante e ininterrupta inflama o horizonte.
Ficha Técnica:Direção Tutti Pinheiro Dramaturgia Paulo Bio Toledo Elenco Julia Maykot Pucci, Pauline Mingroni, Paulo Bio Toledo, Tutti Pinheiro e Sara Mello Neiva Composições musicais Gabriel Nascimbeni Voz e trabalho vocal Alpha Simonetti Músicos Alpha Simonetti, Daniela Tozzi, Gabriel Nascimbeni Iluminação Miguel Prata Vídeo Paulo Bio Toledo
Duração: 60 min.
Classificação: 12 anos
“Santiago Morto”
Coletivo Estação Teatro
Em meio a um povoado em carne viva morreu um homem. Qual o espaço que a fatalidade ocupa em nossa existência? De que maneira os nossos atos ou os encadeamentos casuais possibilitam o absurdo? Inspirado em Crônica de uma Morte Anunciada, de Gabriel Garcia Márquez, o espetáculo conta a história do assassinato de Santiago Nasar - uma tragédia anunciada e concretizada dentro de um povo frente ao acaso.
Ficha Técnica: Direção Fernanda Bellinati e Wallyson Mota Elenco Abel Xavier, Alexandre Cristovam, Flora Gussonato, Liana Ferraz, Luiza Lio, Paula Zaneti DramaturgiaLiana Ferraz Cenário e Figurino Paula Zaneti Preparação corporal, Stand-in e Maquiagem Mari Rosinski Música Rafael Zenorini Produção Géssica ArjonaFotos Oliver Tibeau e Santer Newton
Duração:75 mim.
Classificação: 12 anos
“O Direito de Cantar”
Maria Gorda Produções
Toda uma geração ainda se lembra dos sucessos da época de ouro do rádio. Em contrapartida, acostumados que estão a seus fones de ouvido e Ipods, seus netos nem imaginam que o rádio era um móvel que ocupava local de destaque nas casas de família. O Direito de Cantar tem por objetivo promover esse encontro de gerações, apelando ao drama e a comédia que sustentam o interesse pela dramaturgia - ontem e hoje.
Ficha Técnica: Dramaturgia Marcos Ferraz Direção Musical Carol Bezerra Consultoria Fernanda Maia Elenco Bia Borin, Diego Rodda, Lívia Lisbôa e Priscila Oliveira Cenário e Figurino Carolina Bassi Assistente de Figurino Aline Manera, Bruna Lessa e Julio César Carvalho Costureiro Julio César Carvalho Músicos Convidados Daniel Oliveira, Gabriel Longhitano e Teo Garfunkel Cenotécnico Fábio Jerônimo Coordenação de Produção Bia Borin e Lívia Lisbôa Realização Maria Gorda Produções Artísticas
Duração: 60 min.
Classificação: Livre.
“Travessia”
Grupo Tecelagem
Release: Baseado nos contos reunidos em Sagarana e Primeiras Estórias , obras do escritor Guimarães Rosa, “ Travessia” é um espetáculo que se desenvolve a partir da narrativa de um sertanejo. A estória de ambienta no sertão de Minas Gerais, de onde um grupo de vaqueiros parte para uma travessia conduzindo sua boaida. Em cada parada dessa travessia, conta-se uma história.
Elenco: Ator/sertanista: Paulo Williams/músicos: Paulo Timbé (percussão) e Thiago Rodrigues (violoncelo)/ direção: Paulo Williams/direção de ator: Claudio Mendel e Andrea Barros/direção musical: Paulo Timbé/iluminação: Marcus Alem/cenário: Rafael Aquino/figurino:Iolanda Lourenço
Duração: 60 min
Classificação etária: 12 anos
Núcleo TUSP de São Carlos
O grupo é formado por estudantes da USP, UFSCAR, de graduação e mestrado, além de profissionais liberais, professores e jovens da cidade de São Carlos. Os Núcleos Tusp acontecem nos campi da USP de São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba e São Paulo e objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição humana nos tempos atuais a partir da criação de intervenções artísticas e espetáculos teatrais.
Durante o VIII Circuito Tusp o grupo apresentará cenas curtas de teatro baseadas nas músicas: Geni e o Zepelim e Morte e Vida Severina de Chico Buarque e no texto “ A revolução na América do Sul” de Augusto Boal.
Integrantes do núcleo: Marienne Giunta, Thalles Breda, Guilherme de Carli, Sara Bononi, Rodrigo Bianchi, Daniella Prosdócimi, Lucas Alexandre, Guilherme Pintado, Ariane Zanon, Tarlei Santos, Bruno Miliach, Andrea Drittlhuber, Murieli Tiengo, Andrielly Bonfim, Cassiana Lara, Maíra Honorato, Vinicius Stefano, Felipe Dreilick, José de Paula, Natália Zambone, Gustavo Biagioni, João Paulo Nogueira.
Participação especial do músico: Felipe Souza Lopes
Realização: TUSP – Teatro da USP e Tenda Móvel de Teatro
Apoio: Restaurante Trem Bão e Prefeitura do Campus USP de São Carlos