9 de maio de 2013

IX CIRCUITO TUSP DE TEATRO: teatro sem pausa (de 15 a 19/maio)



IX CIRCUITO TUSP DE TEATRO: teatro sem pausa

De 15 a 19/maio/2013


Local: Teatro Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua 7 de setembro, 1735

Horário dos espetáculos: 20h (sexta,sábado, domingo)

Horário do workshop: 19h as 23h (quarta e quinta) inscrições prévias por e-mail


O CIRCUITO
Entre os meses de abril e junho de 2013, o Teatro da Universidade de São Paulo realiza o IX Circuito TUSP de Teatro. Em São Carlos o Circuito ocorrerá entre os dias 15 e 19/05/13. O evento é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas na universidade de São Paulo e conta com a parceria de outros espaços públicos do interior do estado, como os Teatros Municipais e as seções de atividades culturais dos campi.

Desde 2008, o Circuito oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitário e o público externo. Nesta nona edição o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos com apresentações gratuitas.
No primeiro semestre de 2013, o IX Circuito Tusp de Teatro – teatro sem pausa acontecerá pela 2ª vez num formato concentrado, com três espetáculos convidados – Odisseia, Paraíso em Pedaços e Mateus 10, que serão apresentados em todos os campi onde o TUSP atua, sequencialmente, entre os meses de abril e junho. Com esse formato, a intenção é criar um espaço intenso de contato com uma produção teatral de qualidade, propiciando um lugar de encontro e fervor artístico, gerando debates e evidenciando a formação teatral.

Em síntese, à luz dos espetáculos escolhidos, almejamos lançar ao espectador provocações estéticas que partem do conceito de cultura, tão amplamente estudado nos mais diversos campos de pesquisa. Os três espetáculos tocam aspectos desse universo, abrangendo os costumes, a mitologia, as artes, a indústria cultural, a sociedade de consumo. Em cena são apresentadas possibilidades de transposição desses campos de estudo ao espetáculo teatral – ou seja, do conceito ao objeto.
Os três espetáculos problematizam temas importantes da cultura ocidental fazendo-nos refletir a sociedade de consumo, as relações sociais e para tal, propõem discursos estéticos que se aproximam, se prolongam e/ou se chocam, indo da fábula a performance, do espaço tradicional ao espaço alternativo, do mito aos fatos reais.

O WORKSHOP - Composição Teatral: o corpo em cena (Grupo 59)

O IX Circuito TUSP de Teatro contará ainda com a oficina Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro.
Datas: 15 e 16/05
horário: 19 as 23h
inscrições com currículo resumido e carta de interesse pelo e-mail: tuspdesaocarlos@gmail.com impreterivelmente até o dia 13/05. A divulgação dos selecionados será feita dia 14/05 a partir das 14 horas pelos blog do tusp: http://tuspdesaocarlos.blogspot.com.br/

release: esta oficina tem como objetivo compartilhar procedimentos de composição teatral a partir da expressão corporal, do estudo do movimento, da dança e do teatro físico. Serão abordados aspectos como aquecimento, alongamento, dilatação corporal, partituras físicas, dinâmicas rítmicas e espaciais e construção de pequenas narrativas sem o uso de palavras.
Público alvo: interessados em teatro a partir de 16 anos.
Vagas: 20
Sobre o grupo: O Grupo 59 de Teatro é formado por 14 atores formados pela Escola de Arte Dramática – EAD/USP – e tem como foco de trabalho a criação coletiva, o aperfeiçoamento técnico do ator e a musicalidade na cena. Atualmente mantêm em repertório os espetáculos “Mockinpó – Estudo sobre um homem comum”, dirigido por Cláudia Schapira, e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, dirigido por Cristiane Paoli Quito e que fez parte do Circuito Tusp 2010.


PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS:
17/05 (sexta-feira)
20h
Odisseia - Grupo Estudio da Cena
SINOPSE
Uma versão contemporânea da famosa saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Tróia, enfatizando sua perplexidade ao voltar para Ítaca, sua terra natal.

Estúdio da Cena
O Estúdio da Cena foi criado para aprofundar, fora do ambiente acadêmico, o vasto trabalho de pesquisa artística desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH. Em sua primeira montagem associa-se a artistas que fazem parte de seu corpo docente, atores em formação ou recém-formados pela escola, com produção da L. C. Produções Artísticas, capitaneada pela atriz e diretora da ESCH, Lígia Cortez. A ficha técnica de Odisseia conta ainda com outros importantes nomes do teatro brasileiro, também professores da ESCH, como Ulisses Cohn (cenógrafo) e Atilio Beline Vaz (figurinista). A produção conta com patrocínio do Correios, copatrocínio do Grupo Marquise e apoio da lei de incentivo fiscal federal – Rouanet.

Ficha Técnica
Concepção e Direção Marco Antonio RodriguesDramaturgia Samir Yazbek e Estúdio da CenaElenco Camila Caparroz, Fernanda Aloi, Gabriel Muglia, Miguel Mendes, Natália Kronig, Pedro Carrasco, Pedro Lopes, Rafael Faustino, Renata Asato e Sarah Campos Cenografia Ulisses Cohn e Fernanda Aloi Figurinos Atilio Beline Vaz Iluminação Aline Santini Direção Musical Rafael Faustino Vídeos e Produção Gráfica Fernanda Aloi Preparação Corporal Luaa Gabanini Direção de Cena e Direção Técnica Leandro Rodrigues FotografiaJoão Caldas Adereços Bira Nogueira e Natália KronigMáscaras Natália Kronig Direção de ProduçãoBeatriz Cruz Assistência de Produção Leandro Rodrigues Assistência de Direção Pedro LopesAssistência de Figurinos Leide de CastroAssistência de Vídeo e Produção Gráfica Eugenia Cecchini Cenotecnia Luis Carlos Rossi Confecção de Figurinos Euda Alves de Souza e Atelier Hilda e Silvério Colaboração Técnica Carlos FranciscoRelações Públicas Nani de Oliveira Suporte de Produção e Administração Leo Pelliciari e Lilian Sarkis Estágio de Produção Fernando Ghirardelli e Mariana Marteleto
Duração 120 minutos | Classificação 12 anos

18/05 (sábado)
20h
Paraíso em Pedaços
SINOPSE
Paraíso em Pedaços é baseado no mito do Andrógino e na longa jornada em busca da essência e da outra metade. Uma história fantástica e de aventura. Um convite à reflexão sobre as relações modernas, a violência, o consumismo, a devastação de costumes e recursos naturais do planeta. Inspirado nas infinitas iconografias de uma terra chamada Brasil. Espetáculo adulto de teatro visual com direção internacional de Idit Herman - Clipa Theater/ Israel.

Coletivo C.E.P.
O +C.E.P+ foi criado na intenção de investigar os limites e convergências entre arquitetura, design, música, dança, teatro físico e visual.
Com uma plataforma que une artistas de diferentes segmentos investiga formas inovadoras de apresentar a linguagem da performance, promovendo cooperações nacionais e internacionais para a criação de cada novo espetáculo. Atualmente conta com a colaboração de artistas dos seguintes países: Brasil, Suíça, Israel, Finlândia, Austrália e Argentina.

Ficha Técnica
Direção Idit Herman (Israel) Performance Marcos Becker e Marilia Ennes (Brasil) Provocadores Cênicos Adelvane Neia, Cesar Almeida e Mauro Braga (Brasil) Light Design, Direção de Arte e de PalcoAbel Saavedra (Argentina) Cenografia e FigurinosAbel Saavedra, Adelvane Neia, Idit Herman, Juliana Pfeifer, Marcos Becker, Marilia Ennes e Zell AssessoriaFotos Débora Branco Cenotécnica Dmytri Tyulpanov (Russia) Indumentária Sanny RigorTrilha Sonora Mauro Braga e Vinicius SampaioPreparação vocal Saraswati Dassi Contra-Regragem e Manipulação Daniel Salvi ProduçãoParaladosanjoS e CEP

Duração 1h20 minutos | Classificação 12 anos

19/05 (domingo)
20h

Matheus 10 - Grupo Tablado de Arruar
SINOPSE
Otávio é um pastor em ascensão que entra em crise com sua atividade, quando se apega de forma quase obsessiva a uma passagem da Bíblia em que Jesus renega sua família, mãe e irmãos, em função dos seus seguidores e discípulos. A partir de então, Otávio passa a desenvolver e a pregar uma nova doutrina. O desejo obsessivo de negar o conhecido em função do novo, a qualquer custo, o leva à beira da loucura. Para instaurar uma nova ordem ele precisa de um fato que mude os rumos da sua vida e é a partir dessa atitude que a trama se desenrola.

Tablado de Arruar
O Tablado de Arruar surgiu em 2001 e, inicialmente, tinha o objetivo de trabalhar com teatro de rua para se aproximar do tema que mais interessava aos integrantes: a metrópole e suas contradições. Durante seis anos de trabalho intenso o grupo criou três espetáculos e apresentou-se em diversos espaços e cidades, mas, sobretudo, no centro de São Paulo.
Decorrente dessas pesquisas surgiu a necessidade de se dirigir para a sala, no intuito de esmiuçar assuntos que a rua não permitia tratar, pelas suas características próprias, e principalmente para colocar o próprio fazer artístico em questão, num caminho mais autocrítico.
Foi contemplado quatro vezes pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, além de ter sido apoiado pelos principais prêmios nacionais, tais como o FUNARTE Myriam Muniz, a Caravana Petrobrás-FUNARTE, o Proac, entre outros.

Ficha Técnica
Texto Alexandre Dal Farra Direção Alexandre Dal Farra e João Otávio Direção de Arte Clayton Mariano e Eduardo Climachauska Elenco Alexandra Tavares, Alexandre Quintas, Amanda Lyra, Clayton Mariano, Gabriela Elias, Lígia Oliveira e Vitor VieiraFigurino Melina Schleder Iluminação Davi de Brito e Vânia Jaconis Foto de Cena Cris Lyra Arte GráficaVitor Vieira Realização e Produção Tablado de Arruar


Espetáculo em espaço não convencional - Lotação máxima: 50 pessoas

Duração 60 minutos | Classificação 12 anos

Atividade gratuita


Para maiores informações acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/
Estamos no face: Tusp de Sanca



Realização:
Tusp - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

Apoio:
Prefeitura de São Carlos
Restaurante Trem bão