25 de junho de 2013




IX CICLO TUSP DE  LEITURAS PÚBLICAS 
(toda última quarta-feira do mês)
programa especial de formação de grupos e espectadores 

Data: 26/06/2013
Horário: 19H30 horas
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua 7 de setembro, 1735


Agreste – de Newton Moreno (2004)

                                                               Escrita por Newton Moreno, e baseada em reportagem verídica,Agreste é um drama de amor e pobreza no interior nordestino, narrado por dois contadores de história. É um vigoroso manifesto poético, uma fábula que trata ao mesmo tempo sobre intolerância, preconceito e amor incondicional.

“Desejar ser”, “ilusão”, “amar a gente” são alguns dos temas abordados na peça. Aborda também temas intensos que por séculos fazem parte do cotidiano como: amor incondicional, homoerotismo, preconceito social e ignorância. Podemos dizer que, sobretudo, o enredo da peça gira em torno da complexidade das relações humanas.
A morte de um deles, porém, traz uma revelação surpreendente que muda o curso da história
.
.

O programa Tusp de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas  pelos espectadores presentes, artistas em formação, além de convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos,indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.


IX Ciclo de Leituras Públicas do Tusp - realidades incendiárias

No IX ciclo foram escolhidos textos a partir da ideia de uma “realidade incendiária”: a situação limite, que obriga a personagem a uma tomada de posição radical. A resposta necessária que surge da repressão: seja ela ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma em outra.Em algumas peças, a ideia de incêndio é literal – em outras, se apresenta de maneira simbólica, interiorizada. Explícita ou não, a ebulição dos conflitos está presente ao longo de todo ciclo.Em São Carlos a orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano é a responsável pela mediação. 



A programação completa de São Carlos pode ser acessada aqui:
http://www.usp.br/tusp/?portfolio=ix-ciclo-de-leituras-publicas-em-sao-carlos

As sinopses de todos os textos do ciclo podem ser acessadas aqui:
http://www.usp.br/tusp/?portfolio=leituras-publicas-realidades-


Atividade gratuita
Para maiores informações acesse o nosso blog:

 Recomendação etária: 16 anos
Realização: Tusp 
Apoio: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
e Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos