23 de novembro de 2015

Demonstração de processo teatral: "Nós: Ninguém e os outros"



Limitado a 40 lugares


Demonstração de processo teatral do 
NÚCLEO TUSP DE SÃO CARLOS - 2015

"Nós: Ninguém e os outros"

Que integra o projeto:

À Margem – Discurso poético sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos

Release:
O que é o projeto “À Margem – Discurso poético sobre pessoas em situação de rua na cidade de São Carlos, que resultou em cenas que denominamos:
"Nós: Ninguém e os outros"

É uma Criação colaborativa que começou livremente inspirada no texto “Homens de Papel” de Plínio Marcos com investigações temáticas/lingüísticas acerca da realidade dos moradores de rua na cidade de São Carlos; alguns eixo de estudo importantes foram: o dentro e o fora da Universidade; tensionamentos entre o personagem dramático e o teatro épico; ética e estética da miséria; o subemprego e a submoradia na cidade; a música como fala; limites e tensionamentos entre o espaço público e o privado; o corpo como símbolo político e coralidades em cena.

O projeto atravessou algumas etapas, entre elas leituras públicas, atividades teatrais semanais, apreciação de espetáculos, leituras dirigidas, observação das ruas da cidade de São Carlos e uma visita ao albergue/casa de passagem da cidade. O projeto é antes de tudo organização de perguntas “Quem são as pessoas que moram nas ruas de São Carlos?” ; “quem são as pessoas que moram nas ruas das cidades?”; “De que forma essa realidade nos toca, nos atravessa?”. A resultante deste projeto não é um espetáculo teatral, é uma sequência de pequenas cenas-pergunta sobre o que descobrimos antes de tudo sobre “nós” mesmos e não sobre “eles”. A impressão que temos é que essa trajetória nos trouxe para a nossa própria realidade, nós, que estamos ligados de um jeito ou outro as universidades, que mais ou menos sobre privilegiados socialmente. Então, não queremos oferecer respostas ou “dar lição de moral!”, queremos, antes de tudo, lançar mais e mais perguntas, também pra nós, que pouco ou nada sabemos como agir diante de tudo isso.


O que é o Núcleo Tusp?
Os Núcleo Tusp ou Núcleos de experiência e apreciação teatral objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade, a partir de estudos práticos e teóricos, que inclui outras experiências estéticas, tais como saraus, apartes da vez, workshops de aprofundamento, apreciação de espetáculos e intervenções urbanas. Acontece na cidade de São Carlos desde meados de 2010 de forma contínua, com encontros semanais no Centro Cultural da USP, as segundas, 19h30, sob a coordenação de Claudia Alves Fabiano, Doutoranda em Artes pela ECA-USP e orientadora de arte dramática do Tusp. Os participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos. Atualmente o Núcleo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e da UFSCAR, profissionais liberais, jovens do ensino médio e de cursinhos, professores, funcionários públicos. O nosso trabalho é gratuito e está aberto a todos os moradores da cidade de São Carlos.

Ficha técnica:
Atuação:
Alessandra Gama, Alessandra Vitti, Alessandro Batista, Bruno Moreno, Caio Mello, Caroline Pereira, Eliane Bertuzzi, Flávio Pontes,Jessica Barbosa, Juliana Menegussi, Lea Veras, Licia Mangiavacchi, Marcelo Montanher, Patrícia Zani, Rafael Martins, Regina Mattazio e Vicente Mattos
Coordenação geral: Cláudia Alves Fabiano

Apoio técnico: Flávio Pontes e Vicente Mattos - Bolsistas do Programa Aprender com Cultura e extensão

Projeções: Flávio Pontes e Vicente Mattos
Concepção cenográfica: Alessandra Vitti
Colaboração musical: Marcelo Montanher e Vicente Mattos
Produção: Núcleo Tusp de São Carlos



Agradecimentos: A Alex Linares, a todos os parceiros, apoiadores, espectadores do Tusp, especialmente aos ex integrantes do Núcleo Tusp que de uma forma ou outra tornam essa experiência cada vez mais recheada de história.

Recomendação etária: livre

Para outras informações acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/
Estamos no face: Tusp de Sanca

Realização:
TUSP - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

apoio:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP São Carlos

Atividade Gratuita
Lugares Limitados