23 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO GERAL DO “TUSP NA PRAÇA XV”



16a SEMANA DE ARTE E CULTURA DA USP (PRCEU)


24/09/2011, 14 – 20 H


PROGRAMAÇÃO GERAL DO “TUSP NA PRAÇA XV”




EXPOSIÇÕES

(1)



Título: A Física Viva na Natureza Morta



Sinopse:



A partir da exposição de reproduções fotográficas de obras de artistas consagrados serão criados dois diferentes corredores no espaço físico da praça. Durante o trajeto no espaço, os espectadores serão convidados a compartilhar de idéias acerca das relações entre a obra e uma teoria relacionada a Física. Ao colocar a obra frente a frente com o espectador, pretende-se demonstrar as relações entre arte e ciência propondo um ponto de vista científico que entra em equilíbrio com o que é visto.







Corredor Relatividade:



-Poste de Luz (1909), de Giácomo Balla



-A Persistência da Memória (1931), de Salvador Dalí



-Bomba Atômica (1965), de Andy Warhol



Corredor Quântica:



-O Circo (1891), Georges Seurat



-Dinamismo de um Ciclista (1913), de Umberto Boccioni



-Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler (1910), de Pablo Picasso



Os artistas:



Felipe Dreilick ( Manivela) e Tiago Ginebro (Foca) são estudantes de Física, integrantes do Grupo de Teatro Atuando em Psi. São admiradores da relação Arte/Ciência.



Horário: das 14 h – 20 h















(2)



Título: Painel Prypiat



Sinopse:



Exposição fotográfica e textual inspirada por temáticas científicas, matemáticas e filosóficas. As obras fazem alusões subliminares a conceitos de ciências, modos de vida, matemática, filosofia e surrealismo abstrato de maneira geral.



Algumas fotos já foram premiadas internacionalmente pela rede DeviantART, e os textos mostram abordagens pouco usuais acerca de diversos temas – desde equações até interações humanas -, sendo reconhecidos em diversos grupos de literatura de vanguarda do interior do estado de São Paulo.



O artista:



J. Guilherme, estudante de física da USP de São Carlos,integrante do grupo Atuando em Psi, produz trabalhos conceituais, tanto em fotografia quanto em texto e vídeo, desde dois mil e oito, com a criação das galerias fotográficas virtuais em jguilherme.deviantart.com e do blog em prypiat.wordpress.com.



Horário: das 14h às 20h.











MÚSICA



(1)



Título: Apresentação Musical do Hipnos



Sinopse:



Apresentação musical com a intenção de mostrar como se portar diante da política de desigualdade atual.



O coletivo:



Em agosto de 2008 foi fundada a Banda Hipnos, da cidade de São Carlos - SP, com o intuito de transmitir uma mensagem diferente do senso comum. Hoje, a banda é formada por 5 músicos, que abriram mão de tudo em nome desse objetivo, estão em busca de inovar a concepção que a grande massa tem sobre sua forma de viver e como reagir ao sistema manipulador e tendencioso. É nesse clima de união que surge o primeiro CD da Hipnos, “O Brinde”, que conta com 7 músicas, que vêm para brindar a vida de alguma maneira, seja ela através de valores como amizade e diversidade de ideologias que tendem a um só caminho.



Repleto de letras que enfatizam a verdadeira essência de cada um e o equilíbrio sobre tudo, O CD apresenta ao público um som característico de uma miscelânea musical, dando ao som uma personalidade única.



Hoje celebramos e agradecemos toda a energia que nos acompanha e tentamos levá-la onde estivermos.



Duração: 45 minutos.



Horário: 19 horas.











(2)



Título: Discotecagem



Sinopse:



Intervenções sonoras durante todo o evento



O coletivo:



Thiago Hard faz parte do Aparelho Coletivo e é conhecido como o DJ Serra Leoa.



O Aparelho Coletivo é um Ponto de Linguagem Fora do Eixo que fomenta a cadeia produtiva e criativa da música na cidade de São Carlos!



Horário: 14 h/18h45







TEATRO



(1)



Título: Egus Artisticus



Sinopse:



Um pseudo-artista com forte ego encontra amigo em uma praça. Enquanto o amigo tenta se desvencilhar do artista com sarcasmo e indiretas, ele tenta de toda forma ganhar um elogio ou sequer o reconhecimento de sua arte.



O coletivo:



Danilo Carandina e Enzo Petrucci, são o Grupo Semi-Amador de Arte Amadora, formado exclusivamente para esse evento, pretende fazer humor de forma despretensiosa e, ao mesmo tempo, inteligente.



Duração: 8 minutos.



Horário: 16h30 horas







(2)



Título: Cenas Curtas - “Jihad” e “Principia Theatru”



Sinopse:



Serão apresentadas cenas curtas retiradas das peças “Jihad” e “Principia Theatru”, cenas que ironizam temas como a vida de um cientista em sua existência na Terra, a relação entre a religião e o alcance da nossa ignorância frente aos problemas da vida. Cenas - Principia Theatru: “Goku VS Seya (Versão alterada)” e “Lavoisier”. Da peça “Jihad”: “Deus não Joga Dados” e “O Morte”. Todas serão apresentadas alternadamente e a qualquer momento durante o evento.







O coletivo:



Tiago Nadim, Guilherme “Hanson”, Vinicius Aurichio (Pé de Pano), Ciro Thadeu Tomazella, Felipe “Manivela”, Paulo Cesar Borges ( Espeto), Bárbara Bussi, Karen Jochelavicius e Vinicius Rodrigues. O grupo de teatro Atuando em Psi ( GT
Ψ> ) nasceu em meados de 2008 como uma válvula de escape para os estudantes do Instituto de Física de São Carlos da USP. Nosso plano era explodir o palco com reagentes químicos, atear fogo na platéia para depois congelá-la com nitrogênio líquido e no fim sairmos ilesos alegando insanidade nos tribunais. Afinal “são físicos, coitados…” O tempo foi passando, alunos da UFSCar foram entrando e (in)felizmente as coisas saíram de controle. Decidimos nos transformar de megalomaníacos doidões em megalomaníacos doidões que usam o palco pra falar da vida, do universo e tudo mais.



Horário: 16h00 – 1ª intervenção







(3)



Título: Programa Tusp de Leituras Públicas



Texto: “O Santo e a Porca”(1957), Ariano Suassuna



Sinopse:



O Programa Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. A peça será lida pelo grupo convidado Atuando em Psi, pelos espectadores presentes e artistas em formação. Pretendemos abrir espaço para uma experiência diferenciada do espectador, que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.



O coletivo:



O grupo de teatro Atuando em Psi ( GT
Ψ> ) nasceu em meados de 2008 como uma válvula de escape para os estudantes do Instituto de Física de São Carlos da USP. Nosso plano era explodir o palco com reagentes químicos, atear fogo na platéia para depois congelá-la com nitrogênio líquido e no fim sairmos ilesos alegando insanidade nos tribunais. Afinal “são físicos, coitados…” O tempo foi passando, alunos da UFSCar foram entrando e (in)felizmente as coisas saíram de controle. Decidimos nos transformar de megalomaníacos doidões em megalomaníacos doidões que usam o palco pra falar da vida, do universo e tudo mais.



Horário: Cada ato será lido num determinado momento do evento.







(4)



Título: “Galinha Pós Dramática” e “Composição Cênica” (Direção Fabiano Lodi) – Criação do Grupo Preto no Branco



Sinopse “ Galinha Pós Traumática” : Um grande artista cria esculturas com objetos encontrados na casa da sua avó. Um espanto é causado no público, enfeitiçado pela explicação magnificamente (a)científica e intelectuaaaaaal. Até que surge uma (a)galinha muito especial, que causa uma grande vontade de espirrar. (A)TCHIM!!!!



Sinopse: “ Composição cênica”: A partir da oficina ministrada por Fabiano Lodi sobre Composição de Cenas, o Grupo trata de Totalitarismo em uma cena de 10 minutos, criada a partir de uma estrutura de roteiro de ações, músicas e textos criada por Fabiano.



O coletivo:



Fernando Cruz, Yasmim Benatti, Bruno Garbuio, Ana Carolina Garbuio, Nádia Stevanato e Ricardo Piazza. O PB, com nova formação a partir do ano de 2008, faz Teatro de Grupo. O dia a dia de trabalho conta com forte intensidade de pesquisa e prática, com Sede na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. Atualmente recebe Orientação Artística de Fabiano Lodi, através do Projeto Ademar Guerra, projeto que o grupo foi contemplado pelo terceiro ano consecutivo. O blog do Grupo contém informações detalhadas sobre o andamento dos trabalhos: WWW.grupopb.blogspot.com



Horário:



Galinha Pós Dramática” – 16h15



“Composição Cênica” – 14h30







(5)



Título: Ser Tão Ser – Narrativas de outra margem - Buraco D’Oráculo



Sinopse



“Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem”, é um espetáculo construído a partir das histórias e relatos de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo. Onde levamos para o nosso palco, a rua, um relato sobre o homem desterritorializado, o homem que esta fora do seu território, jogado a margem de uma cidade grande. Passando por três estágios distintos, a partida, a luto por um pedaço de chão e a construção de conjuntos habitacionais.



O coletivo



Grupo convidado de São Paulo. O Buraco d Oráculo nasceu em 1998, com o intuito de criar um grupo de teatro que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas.



Desta forma, e desde o inicio, optaram pelo teatro de rua, pois esta foi a maneira mais efetiva que encontraram de compartilhar momentos de reflexão e afetividade por meio da arte.



O trabalho do grupo é calcado em três pontos fundamentais: a rua, como espaço de promover o encontro direto com o nosso publico: a cultura popular como fonte geradora de inspiração e motivação, e o cômico (destacando-se a farsa e as relações como o denominado “realismo grotesco”).



Horário: 18 h







CINEMA



Título: Teatro no Cinema – edição especial (exibições de filmes)



Sinopse: Nossos Parabéns ao Freitas (2003)







Sinopse:



Teatro no Cinema: O programa Teatro no Cinema – edição especial do Tusp busca propor perspectivas diversas sobre os filmes exibidos, levando em consideração aspectos específicos à teatralidade. Serão exibidos filmes produzidos por egressos da ECA-USP e pelo Sesc-SP.







Título: Nossos Parabéns ao Freitas: O filme narra a trágica história do aniversário de Freitas, um pai de família reacionário e reprimido.







O Coletivo/o diretor:



Uma produção da ECA-USP. Felipe Sant’angelo é cineasta, escritor , estudou Cinema na ECA-USP e foi integrante do grupo de teatro IVO-60.



Horário: 17 horas



Recomendação etária: 18 anos



Ficha Técnica:



Direção: Felipe Sant’Angelo



Roteiro: Felipe Sant’Angelo e Pedro M. Granato



Produção: Giuliano M. Ronco



Assistente de Produção: Rodrigo Campos



Fotografia: Marco Dutra



Assistente de Fotografia: Eduardo B. Pinto



Montagem: Carla Kinzo



Assistentes de Direção: Guilherme Mohallen e Carla Kinzo



Som direto e edição de som: Pedro M. Granato



Continuidade: Caetano Gotardo



elenco: Alessandro Azevedo como Freitas



Alexandre Frota como Frota



Mariana Senne como Inês



Rhena de Faria como Andréia



Lai­s Marques como Renatinha



Guilherme Cerqueira César como Beto



Ivald Granato como Claudião



Alexandre Krug como Douglas



Flavio Faustinoni como Márcio



Tarina Quelhe como Prostituta



Kelly di Bertolli e Elenira Peixoto como Mulheres do desejo



Mulheres da caminhonete: Ana Flavia Chrispiniano, Beatriz Borin, Rebeca Braia, Mage Blanques, Gabriela Cordaro, Erika Coracini



Duração: 11min.







(2)



Título: Uma Tragédia Brutal (2004)



Sinopse: Um acidentado pede um filho a sua mulher antes de morrer. No meio da rua.



O coletivo:



Uma produção da ECA-USP. Pedro Granato é cineasta, diretor de teatro , músico. Estudou Cinema na ECA-USP e é integrante do grupo de teatro IVO-60.



Duração: 9 minutos



Horário: 15 horas



Recomendação etária: 18 anos



Ficha Técnica:



Roteiro: Pedro M. Granato



Produção: Felipe Sant’Angelo



Assistente de Produção: Claudia Alves Fabiano



Fotografia: Camila Simões



Montagem: Caetano Gotardo



Direção de Arte: Livia Benedetti, Flora Seixas



Som direto: Daniel Turini



elenco: Gustavo Machado, Tatiana Thomé.











(3)



Série: Teatro e Circunstância (SESC-SP)



Teatro e Circunstância aborda o teatro contemporâneo através de diferentes aspectos. Na série, fique por dentro das tendências na arte cênica e conheça os meios de produção que possibilitam o uso de espaços diversos, além do palco. Com direção de Amilcar Claro e roteiro de Sebastião Milaré.







Roteiro: Sebastião Milaré e Direção Amílcar Claro







Episódio: O Clown de Cada Um (quarta temporada)



Sinopse:



Através da experiência de vários artistas na descoberta e na criação do seu palhaço, vão se revelando os aspectos humanos e simbólicos do clown.







Duração: 53’29”



Recomendação etária: livre



Horário: 15 h







(4)



Episódio: Poética e Tecnologia (segunda temporada)



Sinopse:



Em 'Poética e Tecnologia", a mistura de linguagens para o teatro é abordada com a invenção da videocriatura, técnica posteriormente incorporada a produções em que as imagens 'virtuais" dialogavam com a realidade.



Duração: 53’09”



Recomendação etária: 16 anos



Horário: 17 h











INSTALAÇÕES:



(1)



Título: Kappa de Banco



Sinopse:



Alguns bancos da praça XV de novembro serão cobertos completamente por páginas da revista são-carlense “Kappa”. A partir do uso de objetos cotidianos, como o banco e a revista pretende-se criar um espaço de reflexão despertado pelo tensionamento artístico com elementos de uso comum .







O artista:



Felipe Dreilick (Manivela) é estudante da USP de São Carlos, do Instituto de Física e integrante do coletivo teatral Atuando em Psi.



Horário: 14 as 20 h







(2)



Título: “Sem Nome”



Sinopse: Instalação apresentada na 1ª a(p)arte da vez de São Carlos em junho/2011, no Centro Cultural da USP. O objeto resultante da instalação ficará em exposição na praça.



Artista:



Paulo Borges – (Espeto), estudante do Instituto de Física da Usp São Carlos e integrante do grupo Atuando em Psi.



Horário: 14 as 20 horas