18 de outubro de 2011

Mateus e Mateuza de Qorpo Santo no Programa Tusp de Leituras Públicas

"PROGRAMA TUSP DE LEITURAS PÚBLICAS"

Ciclo VI - Leituras da Comédia Brasileira

texto:
MATEUS E MATEUZA
de Qorpo Santo (1866)

Com exibição de palestra filmada sobre comédia brasileira
com o prof. Welington Andrade doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), professor do curso de jornalismo e vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero.

19/10/2011
Horário: quarta-feira, 14 horas

Local: Centro Cultural da Usp de São Carlos

entrada pela Av. Carlos Botelho, ao lado do observatório da USP


Sobre o autor:

Qorpo-Santo, aliás, José Joaquim de Campos Leão, foi um dramaturgo gaúcho de produção febril nascido em 1829 e falecido em 1883. Outrora educador de prestígio, Qorpo-Santo começa a apresentar sintomas de transtornos psíquicos por volta de 1864 e cai em desgraça ao ser diagnosticado como “monomaníaco”. Sua obra, em grande parte composta nos anos que se seguiram às primeiras alucinações, permanece esquecida por décadas até ser recuperada por diversos teóricos de peso nos anos 1960. Reapreciado como precursor tanto do surrealismo como do Teatro do Absurdo, “o louco manso do Guaíba” é regularmente encenado até hoje, estando “Mateus e Mateusa” entre suas mais conhecidas ‘comédias’.

(http://www.literal.com.br/banco/texto/mateus-e-mateusa-qorpo-santo)



Sobre o Programa Tusp de leituras Públicas:
O programa Tusp de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas pelos espectadores presentes, artistas em formação e convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos, indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador, que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública.

Sobre o texto:

O autor é o criador do teatro dito do absurdo, antecipando Jarry e Ionesco. Nesta peça, Mateus e Mateusa, escrita em 12 de maio de 1866, o autor narra uma estranha história de amor com certo tom de tragédia entre um casal de velhos, levando o leitor ao cômico sentido das relações familiares.

(http://www.skoob.com.br/livro/147164)

GRATUITO